A importância de ser tratado por um profissional habilitado

Limitações ou restrições dos movimentos normais do corpo podem ser causados devido à dor ou desconforto nas articulações, rigidez geral dos músculos e articulações ou pelo sedentarismo. Fisioterapia é a ciência da saúde que visa dar um alívio duradouro a dores através de recursos conservadores que tem como objetivo o retorno as atividades diárias.

Na fisioterapia, utilizamos uma abordagem abrangente que verifica a causa da deficiência, entende-se o que está causando o problema e o que está o agravando, e, em seguida, é decidido qual forma de tratamento será aplicado.

O fisioterapeuta é um profissional qualificado para identificar zonas de rigidez, encurtamentos e fraquezas que podem ser responsáveis pela dor ou desconforto. Ele , então, a partir da necessidade, segue uma linha de raciocínio a fim de eliminar gradualmente a raiz do problema e ir em direção a normalidade. Sinais de envelhecimento e desgaste devido ao uso excessivo de algumas articulações, estilo de vida sedentário e altos níveis de estresse são algumas das causas para a rigidez do corpo. Qualquer que seja a causa, a importância da fisioterapia tem sido bem reconhecida e aceita como uma linha de tratamento em fazer um trabalho corporal de forma eficiente.

Atualmente com a grande variedade de casos clínicos, os tratamento fisioterapêuticos têm ficado cada vez mais específicos. Citamos neste texto os benefícios da Reeducação Postural Global – mais conhecido como R.P.G.

A R.P.G. surgiu na frança em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard. Esta abordagem de terapia manual é baseada em uma análise aprofundada da morfologia do paciente, exame das articulações e especificamente a área do problema.

A R.P.G  foi criada com o conceito na individualidade de como cada pessoa reage a uma agressão. Para tratamento dessa agressão é realizado um tratamento completo com base nos sintomas do paciente, localizando e resolvendo as causas do problema.

Embora os tratamentos mais convencionais de fisioterapia tratam de uma parte específica do corpo de forma isolada do resto, R.P.G. trata o corpo como um todo, a nível global e, simultaneamente, dando ao paciente um papel ativo na sua recuperação , permitindo que o resultado seja mais eficaz e sustentável.

A correção simultânea do macro e micro.

Existem muitas técnicas úteis aplicadas na terapia manual, são inúmeros  métodos. Mais ou menos eficazes, alguns têm sido chamados de analítico e outros chamados de global. A grande vantagem da R.P.G. sobre todos os métodos disponíveis no mercado é que a correção é realizada de forma simultânea a nível postural e articular.

Esta é a maravilha deste método!

Os resultados não deixam dúvidas. Tanto a nível postural quanto a nível sintomático, eles são muito mais duráveis e a percepção da mudança é mais do que óbvia.

A importância de não apenas tratar os sintomas

Muitos métodos de trabalho se c