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Dicas FISIO para sua saúde!

Verifique alguns gatilhos para muitos sintomas encontrados na Clínica Fisio e aproveite para prevenir problemas futuros.


Gatilho para dor: Smartphones Você que tem um telefone e usa-o para escrever mensagens, navegar na web ou jogar games, cuidado! Para fazer essas atividades são necessários milhares de movimentos nos dedos, mão e punho. Já é preocupante o número pessoas cada vez mais jovens com casos de dores devido da tendinites, bursites e até artrose dos dedos possivelmente pelo número crescente de smartphones com mútiplas funções. Solução: Quando suas articulações começam a doer, faça um alongamento esticando os seus dedos em direção ao teto abrindo bem a palma da mão.

Gatilho para dor: sua carteira

Sua carteira pode ser uma verdadeira causa de dor nas costas e nas nádegas, e até mesmo causar uma dor na perna que se confunde com um sintoma da temida hérnia de disco. Colocando a carteira no bolso de trás, você pode ficar com uma irritação no nervo ciático devido a compressão que o acessório pode causar. Posições incorretas ao sentar como cruzar uma perna sobre a outra também pode colocar a coluna ligeiramente fora do alinhamento, causando tensão muscular.

Solução: Remova sua carteira antes de se sentar, principalmente no carro.


Gatilho para dor: Dirigir Muitas pessoas ajustam seus assentos de carro no ângulo errado. Se o assento é reclinado, sem querer, você leva a cabeça para frente causando na maioria das vezes dor de pescoço. Solução: Coloque o seu banco num ângulo de + ou – 100° apoiando bem as coluna lombar e a dorsal. O volante deve ser próximo o suficiente para deixar seus braços ligeiramente flexionados e relaxados.


Gatilho para Dor: Síndrome da TV no sofá

Mesmo que a cabeça esteja para baixo essa posição é uma grande fonte de dores. Quantas vezes você se pegou assistindo televisão de lado com a cabeção desalinhada? Você está preparado para um pescoço dolorido? E se você cair no sono nessa posição? Solução: Mantenha uma boa postura mesmo quando você está relaxando. Sente-se direito no sofá e se certifique-se que sua TV não está posicionada muito alta.




Gatilho de dor: jogos ativos Video games que simulam os movimentos de esportes populares podem resultar em lesões reais desses esportes. O que acontece ocorre por falta de cuidado. Os problemas comuns vão desde simples entorses de ligamentos a ossos quebrados. Solução: Faça aquecimento e alguns alongamentos antes de iniciar um jogo de ativo. Certifique-se de que você tem muito espaço em torno de você para você não tropeçar ou bater em nada. E cuidado para não jogar em excesso.


Gatilho para dor: Levantamento de Peso

A principal fonte de dor nas costas está em levantar peso de maneira errada. Um erro comum é curvar as costas para frente para pegar um objeto com as pernas esticadas. Isto força os músculos das costas e causa uma compressão muito forte nos discos intervertebrais. Solução: Para levantar corretamente, dobre os joelhos e quadris até que você fique de cócoras. Mantenha a coluna reta. Pegue o objeto e levante com os músculos das pernas.


Gatilho de dor: ranger os dentes Uma mandíbula dolorida combinada com uma terrível dor de cabeça pode significar que você está rangendo ou apertar os dentes durante o sono. Se você é um rangedor crônico, a dor não é a única preocupação. Você pode acabar danificando seus dentes, seu queixo e até mesmo sua a audição. Solução: Consulte o seu dentista. Ele pode fornecer um protetor bucal que irá proteger os dentes durante o sono.


Gatilho de dor: seu bebê

O simples ato de levantar o bebê do berço de cada dia pode levar a tendinites e bursites no ombro, cotovelo e punho. Estas são lesões por esforço repetitivo que causa dor e inchaço nessas articulações. Solução: Aprenda a levantar o seu bebê sem forçar os braços. Pratique exercícios físicos regularmente. Sempre levante a criança com os dois braços e utilize uma alavanca dos membros inferiores para não forçar a coluna vertebral.


Gatilho de Dor: Estresse

Estresse contribui para uma vasta gama de dores. Muitas pessoas sentem os músculos das costas rígidos quando estão ansiosas, levando a uma dor crônica nas costas. Isso gera um ciclo de tensão e dor no corpo todo. Solução: Pratique técnicas de relaxamento, como a Osteopatia, Pilates ou yoga.




Gatilho de dor: Fadiga ocular Dores de cabeça que estão localizadas por trás das sobrancelhas pode ser devido a fadiga ocular. Fadiga ocular pode ocorrer quando você tem algum problema de visão como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Solução: Agende um exame de olho para ver se você precisa de óculos ou lentes corretivas. Se você já usa óculos, pode ser hora para uma nova receita.



Gatilho de dor: Maleta para notebook

Se você tem o costume de levar seu computador em torno de seu ombro tenha cuidado! Pode ser que você cause uma contratura muscular em alguma parte do seu corpo (mais freqüente no pescoço e ombro. Solução: Tente uma maleta com rodinhas ou considere a mudaça por uma bolsa e um computador mais leve.




Gatilho de Dor: Síndrome do Guerreiro de fim de semana Você é um guerreiro fim de semana? Se você for sedentário durante toda a semana, mas adere a esportes e exercícios no sábado e domingo cuidado!. A explosão súbita de atividades pegam os músculos despreparados de surpresa! Isso torna-os vulneráveis a tensões exageradas e pode causar lesão. Solução: Iniciar com 5-10 minutos de caminhada ou outro exercício suave antes do treino e alongamento antes e após o treino. Durante a semana, reserve alguns minutos para treinar os músculos que você vai usar durante suas atividades de fim de semana.



Gatilho de dor: Criança no ombro

É uma diversão para todas as crianças: Um pai andando com uma criança feliz desfrutando de um passeio do ombro. Mas o levantamento de crianças sobrecarrega a musculatura da coluna e ombros e é uma fonte comum de dor. Solução: Em vez de levantar o seu filho do chão, pedir para ele sentar em um local alto para ajudar no levantamento. Peça também que ele suba com cuidado e não exagere no tempo da brincadeira.



Se você acordar dolorido a maioria das manhãs, dê uma boa olhada em sua postura de dormir. Barriga para baixo ou para cima podem causar uma torção ou até torcicolo no pescoço. Outras pessoas têm o costume de dormir com um braço acima da cabeça. Depois de muitas horas, esta posição pode forçar o ombro. Solução: Melhore a forma de dormir ficando de lado com os braços abaixo do nível do ombro. Coloque ravesseiros na lateral do pescoço e entre os joelhos para segurar a parte inferior da coluna.

Quando consultar um auxílio sobre a dor?

Procurar rapidamente um médico se você tem: Dor no peito; Dor de cabeça intensa e / ou rigidez do pescoço; Dor relacionada a uma lesão; Dor acompanhada de fraqueza ou dormência; Qualquer dor crônica também deve ser avaliada por um fisioterapeuta que irá restabelecer mais rapidamente sua função , especialmente se ela interfere com o trabalho, hobbies ou sono.

Para maiores informações sobre tratamentos consulte nosso guia de serviço, ligue para nossa recepção através dos fones : (85) 3246.1765 – 3065.0325  ou agende uma consulta com um de nossos profissionais.

Fisioterapia com qualidade em Fortaleza você só encontra na Clínica Fisio.


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