Gerenciar dor crônica, estresse e ansiedade durante a Covid-19

Pacientes e funcionários protegidos da Covid-19.


O mundo em que nos encontramos hoje é diferente do nosso normal, está em constante mudança e tem muitas incertezas. Para muitas pessoas, isso pode levar a níveis elevados de estresse e ansiedade. Este período de auto-isolamento devido à Covid-19 é um momento extremamente desafiador para todos, mas por uma variedade de razões diferentes. Mas não importa o que você esteja passando ou por quê, quase todos estamos lidando com níveis crescentes de estresse e incerteza.


Agora, qual é a ligação entre estresse, incerteza e fisioterapia? Dor. A dor é a principal razão pela qual as pessoas procuram fisioterapeutas e está intimamente ligada ao estresse e à ansiedade. Como fisioterapeutas, temos o dever de educar nossos pacientes sobre sua dor e todos os fatores que contribuem para ela.


Como o estresse pode causar dor?

A dor é muito complexa. Muitas pessoas pensam que dor = dano e, embora isso possa ser verdade até certo ponto, também podemos sentir dor sem dano real e, muitas vezes, a quantidade de dor que sentimos não é diretamente proporcional à quantidade de dano que uma lesão causou. Depende de muitos fatores que tornam a dor uma experiência muito individual - dois indivíduos nunca irão sentir a mesma quantidade de dor e ela durará diferentes períodos de tempo para cada pessoa, apesar de surgir da mesma lesão.


Muitas pessoas sentem dor física muito além do tempo conhecido para a cura do tecido (você já teve uma torção no tornozelo que lhe deu problemas 12 semanas depois ... depois que esses tecidos cicatrizaram?) Podemos sentir dor mesmo quando você pensa que isso não seria fisicamente possível - como a forma como indivíduos com um membro amputado podem sentir dor em uma parte de seu membro que não existe mais - esse fenômeno é conhecido como dor de membro fantasma.


Como funciona a dor?

A dor é uma resposta eletroquímica do nosso sistema nervoso, que consiste em nosso sistema nervoso central (nosso cérebro e medula espinhal) e nosso sistema nervoso periférico (os nervos que alimentam nossos sentidos de nossa pele, músculos e ligamentos). Porque nosso sistema de dor envolve nosso cérebro - nossos pensamentos, crenças, medos, experiências passadas e nossos estados emocionais (como estresse e ansiedade) estão intimamente conectados e afetam nossa experiência de dor.


Em um sentido muito básico, o que acontece na sinalização de uma dor (a produção de, ou uma diminuição / aumento de uma experiência de dor) depende de um equilíbrio químico. Pesquisas mostram que uma ameaça percebida (mesmo que nunca ocorra de fato ou não seja uma ameaça real) pode ser suficiente para ativar uma resposta ao estresse, mudar o equilíbrio químico e mudar a experiência de dor de uma pessoa.


Ameaças percebidas no cérebro, como estresse, raiva, ansiedade, medo ou memórias dolorosas, causam um aumento nas substâncias químicas que excitam a medula espinhal e se a medula espinhal fica excitada o suficiente, aumenta a transferência de sinal de dor para o cérebro.


Se o cérebro não percebe uma ameaça (você está pensando em pensamentos felizes ou fazendo algo que libera essas substâncias químicas felizes, como exercícios), diminui a excitação da medula espinhal por meio de substâncias químicas como endorfinas e serotonina e isso ajuda a amortecer as mensagens de dor e para diminuir a dor.


Você não está sozinho!

Quando o lockdown do COVID-19 começou e nós começamos a entrar em contato com nossos pacientes por meio de ligações telefônicas e sessões virtuais, verificamos o quanto estresse as pessoas estão passando e como alguns indivíduos estão percebendo um aumento nos sintomas por causa disso . É um momento extremamente difícil para todos, mas especialmente para aqueles que sofrem, então nós gostaríamos de fornecer alguma esperança e estratégias para ajudar a lidar com este cenário único.


O que posso fazer para aliviar minha dor relacionada ao estresse?

Em primeiro lugar, saiba que isso não vai durar para sempre e você não está sozinho. O mundo está diferente agora e todos nós estamos nos ajustando. Por exemplo, só porque você não pode ir à sua clínica de fisioterapia, não significa que está lidando sozinho com a sua dor. A maioria dos profissionais da saúde está realizando algum tipo de telessaúde ou atendimento virtual aos pacientes. Se você não tiver ouvido falar de seu fisioterapeuta e precisar de ajuda, entre em contato com ele ou encontre alguém que possa apoiá-lo neste momento. Não subestime a importância e eficácia disso.


Em uma publicação recente , descobriu-se que as informações que obtemos quando conhecemos sobre a dor e a educação que oferecemos para ajudá-lo a compreender sua dor são duas das maneiras mais eficazes de ajudar os pacientes a melhorar a dor, a mobilidade e a função.


Às vezes, a educação é a chave para ajudá-lo a controlar seus sintomas. Por exemplo - Em um de nossos casos, durante um atendimento de uma de minhas avaliações virtuais resolveu sua dor completamente apenas seguindo duas sugestões: Durante uma ligação virtual, sugerimos que ela comprasse novos tênis de corrida e acrescentasse um pouco de variedade a seus treinos. Não precisávamos nos ver cara a cara em uma clínica para melhorar sua dor, ela só precisava de alguém para ouvir e dar algumas orientações.


A pesquisa mostrou que a educação sobre a dor por si só pode ajudar a melhorar a dor.


Para aqueles de vocês que já começaram a trabalhar com um fisioterapeuta antes desse auto-isolamento, devem estar munidos de pelo menos alguns exercícios caseiros para ajudá-los a se manter de forma independente. Se você precisar de uma atualização ou alterar seu programa, estamos aqui para ajudar!


Exercícios e educação são algumas das coisas mais importantes que oferecemos aos nossos pacientes e isso é feito facilmente em uma consulta virtual. Os exercícios em casa são sempre parte integrante do nosso tratamento, seja na clínica ou virtual. Esses exercícios ajudam você a melhorar rapidamente - eles são específicos para suas necessidades e podem ser feitos todos os dias para acelerar sua recuperação.


Nossos pacientes que fazem os exercícios domiciliares melhoram muito mais rápido do que aqueles que não o são. Podemos fornecer a você as ferramentas para se tornar melhor, trabalhando consistentemente em direção aos seus objetivos. O atendimento virtual é uma ótima opção e estará aqui para ficar, mesmo quando as clínicas forem reabertas. Não espere para controlar sua dor!


O que posso fazer para ajudar a controlar meu estresse e minha dor durante esse período?

1) Faça um dia de cada vez.

Em qualquer estrada para a recuperação, é um gráfico de montanha-russa - embora a trajetória seja de tendência geral para cima, a recuperação não é uma linha reta. Quando você sente que está melhorando e depois tem um dia ruim / dia de dor, é difícil não ficar frustrado ou às vezes sentir que está dando um passo para trás, mas saiba que isso é normal - só porque um dia tem mais dor, não significa que vai ficar assim.


2) Assuma o controle de sua dor da maneira que puder.

Muitos pacientes expressaram medo de regredir durante esse período. Esta é uma resposta normal à perda do tratamento que o estava ajudando. Mas saiba que você não vai voltar para onde estava antes. Faça as partes do seu plano de recuperação que puder (exercícios em casa, etc.) - muitos de vocês terão mais tempo para fazê-los eliminando o seu deslocamento habitual. Peça ajuda ao seu fisioterapeuta.


Se você está tendo um dia difícil e sentindo muita dor - lembre-se de que não vai durar para sempre e concentre-se no que você PODE fazer para controlar. Algo tão simples como usar intencionalmente imagens positivas pode ajudar a diminuir sua dor. Criar emoções diferentes em momentos de dor ou estresse pode ajudar (por exemplo, assistir a um seriado, ouvir um show de stand-up, ouvir música animada ou olhar um álbum de fotos que traz lembranças felizes).


3) Fique positivo!

Concentre-se nas coisas boas que resultaram disso ... mais tempo para se conectar com a família e tempo para coisas que normalmente são difíceis de se encaixar: exercícios em casa, ler um livro, pintar / desenhar - aproveite o ritmo de vida mais lento que muitos de nós desejamos quando estamos ocupados, em vez de nos concentrarmos nas partes que são difíceis ou frustrantes.


4) Mantenha-se estimulado com atividades que você goste.

Pode ser qualquer coisa: quebra-cabeças, artes e ofícios, ler um livro, cozinhar / assar, se exercitar, assistir a um programa de TV, fazer jardinagem ou jogos de tabuleiro.


5) Socorro!

Como humanos, naturalmente queremos contribuir e sentimos que estamos fazendo algo que tem um propósito. Perder esse senso de produtividade pode ser muito difícil. No entanto, também derivamos sentimentos de felicidade e propósito ao ajudar os outros.


Há tantas maneiras pelas quais podemos fazer pequenas coisas para alegrar o dia de alguém - há muitos idosos que estão realmente isolados agora - você pode escrever cartas ou ligar rapidamente para aqueles em sua comunidade para entrar em contato e conversar com eles? Você pode pedir comida online para seus vizinhos idosos ou familiares? Use suas habilidades especiais para ajudar de maneiras que outras pessoas talvez não consigam (ou seja, fazer máscaras se você tiver habilidades de costura).


6) Siga uma rotina

Embora seja tão atraente acordar e ficar com seu pijama o dia todo, tente seguir suas rotinas típicas tanto quanto possível (ou seja, acordar, tomar um banho, vestir algumas roupas - mesmo que sejam apenas calças de treino. Se você tiver a sorte de ainda estar trabalhando, arranje um lugar dedicado para fazer seu trabalho que não seja sua cama.


Se você não está trabalhando, pense em algumas coisas que deseja realizar todos os dias (escrever uma carta, ligar para um dos avós ou limpar um espaço de armazenamento). Não precisa ser muito - apenas fazer uma ligação para ajudar a iluminar o dia de outra pessoa pode trazer uma sensação de felicidade e realização.


7) Reserve um tempo para si mesmo.

Ter uma família por perto é uma bênção, mas nenhum de nós está acostumado a estar perto de nossos cônjuges e filhos 24horas! Isso por si só pode induzir o estresse! É importante reservar um tempo durante o dia apenas para você e certifique-se de que não passe muito do dia em várias tarefas. Reserve um tempo para caminhar, tomar banho, meditar ou ouvir música - faça algo todos os dias que seja só para você !!


8) Exercício

Ar puro, uma mudança de cenário e exercícios podem realmente ajudar a melhorar o seu humor, estresse, ansiedade e dor. Isso foi descrito em uma publicação recente da McMaster University sobre a importância de permanecer ativo durante o COVID. Apenas certifique-se de que está fazendo isso com o distanciamento social adequado. Se você não consegue sair de casa, existem muitas outras formas de se manter ativo neste período também: aulas online / virtuais, exercícios de zoom em grupo com seus amigos / família, até subir e descer escadas no seu condomínio!


Espero que isso ajude você a entender um pouco mais seus sintomas, e esperamos que você consiga algumas estratégias para controlá-los e lembre-se: se precisar de ajuda, estamos aqui para ajudá-lo!


Para agendar uma consulta com um de nossos fisioterapeutas, clique no link para whatsapp abaixo.

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