Já ouviu falar em túnel do carpo?

Causas

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais (tireóide, diabetes e menopausa)  e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

A doença é comum em músicos, digitadores, escritores, pessoas que trabalham no computador e costureiras, justamente por serem atividades manuais ou que forçam uma mesma posição das mãos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum de síndrome do túnel carpal.

A doença ocorre com mais freqüência em pessoas entre 30 e 60 anos , sendo mais comum em mulheres do que em homens. Os sintomas são mais comuns à noite ou pela manhã, devido a diminuição do estrógeno, o que causa o acúmulo de líquido na membrana dos tendões. Isso explica o porquê da doença ser mais freqüente em mulheres, especialmente após os 30 anos.

Exames

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é fundamentalmente clínico, baseado em testes simples feitos no consultório médico.

Durante o exame físico, o médico pode encontrar:

1. Dormência da palma, polegar, dedo indicador, dedo médio e do lado do dedo anular mais próximo do polegar

2. Movimento débil de pinça

3. Percussões leves sobre nervo mediano no punho podem provocar dor do punho à mão (chamado de teste de Tinel)

4. Dobrar o punho totalmente para frente por 60 segundos geralmente causa dormência, formigamento ou fraqueza (chamado de teste de Phalen)

Sintomas de Síndrome do túnel do carpo

1. Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes de uma ou de ambas as mãos

2. Dormência ou formigamento da palma da mão

3. Dor que se estende até o cotovelo

4. Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados

5. Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos

6. Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)

7. Fraqueza em uma ou ambas as mãos

Tratamento de Síndrome do túnel do carpo

No tratamento da Síndrome do Carpo é necessário repouso do punho e técnicas fisioterapeuticas para reduzir o processo inflamatório e abrir o canal do túnel do carpo.

A fisioterapia é recomendada e o profissional deve orientar o paciente a realizar alongamento e fortalecimento de flexores de dedos e punho, reduzir a dor e inflamação através de eletrotermoterapia e muita terapia manual.

Em alguns casos, quando o tratamento conservador não funciona, é preciso ser realizado cirurgia, onde é realizada a liberação do túnel carpal e posteriormente o paciente encaminhado para fisioterapia para fazer sua reabilitação.

A Clínica Fisio oferece aos seus pacientes a MÃOTERAPIA, que é um tratamento específico para mãos. Uma avaliação personalizada é realizada para identificar as causas e o melhor tratamento para o paciente. Dispomos de testes de força através do dinamômetro e teste de flexibilidade.

Como Previnir

Não existe medida preventiva concreta para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas as pessoas devem evitar as tarefas prolongadas e repetitivas de flexão do punho.

Sugere-se que os alongamentos são benéficos antes e durante a atividade física e o trabalho.

Evite atividades que impliquem movimentos repetitivos de flexo-extensão do punho e evite dormir sobre seus punhos.

Procure soluções ergonômicas para realizar suas atividades. Quando usar o computador, sente-se corretamente e mantenha os braços e punhos apoiados.

Artigo escrito por: Dra. Marta Beatriz. Coordenadora de Fisioterapia. Clínica Fisio.

Clínica Fisio – Excelência em fisioterapia. Fisioterapia para mão em fortaleza.

#clínicadefisioterapia #fisioterapiatuneldocarpo #saudecaixafisioterapia #fisioterapiaparamão #tratamentolerdortfortaleza #correiosfisioterapia #clinicadefisioterapiaemfortaleza