Já ouviu falar em túnel do carpo?

tunel do carpo

Causas

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais (tireóide, diabetes e menopausa)  e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

A doença é comum em músicos, digitadores, escritores, pessoas que trabalham no computador e costureiras, justamente por serem atividades manuais ou que forçam uma mesma posição das mãos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum de síndrome do túnel carpal.

A doença ocorre com mais freqüência em pessoas entre 30 e 60 anos , sendo mais comum em mulheres do que em homens. Os sintomas são mais comuns à noite ou pela manhã, devido a diminuição do estrógeno, o que causa o acúmulo de líquido na membrana dos tendões. Isso explica o porquê da doença ser mais freqüente em mulheres, especialmente após os 30 anos.

tunel do carpo sindrome

Exames

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é fundamentalmente clínico, baseado em testes simples feitos no consultório médico.

Durante o exame físico, o médico pode encontrar:

1. Dormência da palma, polegar, dedo indicador, dedo médio e do lado do dedo anular mais próximo do polegar

2. Movimento débil de pinça

3. Percussões leves sobre nervo mediano no punho podem provocar dor do punho à mão (chamado de teste de Tinel)

4. Dobrar o punho totalmente para frente por 60 segundos geralmente causa dormência, formigamento ou fraqueza (chamado de teste de Phalen)

Sintomas de Síndrome do túnel do carpo