O que é ombro congelado e como tratar. Clínica Fisio Fortaleza

Você acordou uma manhã e seu ombro está doendo muito! Você também percebe que parece um pouco rígido. Como isso pôde acontecer ?!?! Você não se lembra de uma lesão significativa. Um ombro congelado é um ombro rígido e muitas vezes muito doloroso. Um ombro congelado se move menos que o normal. Se um médico o diagnosticou, ele pode ter mencionado o termo capsulite adesiva. Esse é o nome formal. A causa de um ombro congelado ainda é um pouco desconhecida. Existem muitas teorias, e vamos mergulhar nisso em apenas alguns minutos. Enquanto alguns ombros congelados podem seguir uma lesão, a maioria dos novos casos de ombros doloridos, rígidos ou travados não tem causa aparente. Muitas pessoas evitam mexer o ombro porque dói; muitos de vocês param de usar o ombro porque têm medo de machucá-lo mais. Em um ombro congelado, é o contrário do que você deveria estar fazendo. As pessoas que foram diagnosticadas com um ombro congelado não causarão danos ao movê-lo. Agora, vamos falar sobre por que os ombros congelados ocorrem e como tratá-los. Nem todos os ombros rígidos são ombros congelados. Isso pode ser difícil de entender. Abordaremos isso mais tarde - mas algumas pessoas têm neuro-inibição, dor, inflamação e assim por diante, o que diminui o movimento dos ombros. A diferença é que, em um ombro congelado real, as estruturas dentro do ombro o prendem para que você não possa movê-lo.

O que é um ombro congelado?

Um ombro congelado é um ombro rígido e doloroso. A severidade da rigidez varia. Alguns ombros estão muito presos ou travados ... eles não conseguem se movimentar quase nada. Outras pessoas com um ombro congelado perdem somente 25-50% de seus movimentos. Não é difícil diagnosticar um ombro congelado. O critério necessário é simplesmente que o ombro esteja travado, rígido ou colado e se mova menos do que um ombro saudável deveria. Os raios X são normalmente normais. Portanto, não entendemos completamente por que ocorre um ombro congelado / rígido. A maioria das pessoas não se lembra de nenhum evento ou lesão que preceda sua rigidez e dor. A rigidez ocorre porque a cápsula ou os ligamentos que mantêm a articulação do ombro unida ficam muito inflamados. Em seguida, os ligamentos ao redor da articulação do ombro começam a encolher e engrossar. À medida que os ligamentos engrossam, você perde a capacidade de mover o ombro confortavelmente. Por causa da inflamação, as tentativas de mover a articulação podem causar dor intensa. Se olhássemos dentro de um ombro saudável com uma câmera, tudo seria branco e intocado. Se olharmos para dentro de um ombro congelado, tudo ficará vermelho, inflamado e espessado. A cápsula e o revestimento da articulação tem uma aparência muito irritada. Uma ressonância magnética mostrará inflamação e espessamento da cápsula articular. A cápsula articular são os ligamentos e tecidos que mantêm o ombro unido. Menciono isso porque muitos de vocês recebem uma cópia de seus relatórios de ressonância magnética e gostam de saber o que significam todas as palavras no relatório. Talvez 1% das pessoas desenvolvam um ombro congelado. A maioria das pessoas que desenvolve ombro congelado tem mais de 40 anos. É também quando começamos a v