barefoot-2617757_1920.jpg

Fisioterapia para

Patologias do Hálux

Podem haver várias causas de dor no dedão do pé. Uma das mais comuns é a entorse da articulação do seu primeiro dedo do pé, isso pode acontecer quando, por exemplo, você vai chutar uma bola e o seu dedo "fica" no chão. A rigidez do Hálux, como o próprio nome sugere, é uma condição que causa movimentos limitados neste dedo do pé, assim como dor,  isso pode ser causa de quedas ou desequilíbrios frequentes. Já as Joanetes, como são conhecidos coloquialmente, é uma condição em que o primeiro dedo do pé se desvia progressivamente e começa a apontar para o segundo dedo do pé (às vezes se sobrepondo). Outra causa de dor no dedão do pé é a gota, uma artrite inflamatória que leva à dor nas articulações, inchaço e vermelhidão.

Patologias do Hálux

O que Causa Dor no Dedão do Pé?

A entorse do dedão é causado por uma hiperextensão ou hiperflexão do dedão do pé. Caminhar em grama artificial e usar calçado macio pode aumentar o risco de contrair essa patologia.

A rigidez do Hálux pode ocorrer como resultado de um trauma anterior (como uma lesão na articulação do pé) ou de cargas elevadas no dedão. Também pode estar relacionado à artrite inflamatória geral ou à osteoartrite.

Hálux valgo é até 10 vezes mais frequente em mulheres. Ele foi associado ao uso de calçados pontiagudos ou estreitos (como saltos altos). Também está associada a uma deformidade congênita (defeito de nascença) ou frouxidão da articulação do dedão do pé e um pé excessivamente plano (pronado).

Como Eu Sei se Tenho uma Patologia no meu Pé?

Todas as condições listadas na pergunta anterior causam dor na articulação do dedão do pé, muitas vezes com movimentos limitados que afetam a marcha. A limitação de Hálux e Hálux valgo são condições mais progressivas e de longo prazo; tipicamente (embora nem sempre) afetam pessoas mais velhas. A entorse do dedo do pé, por outro lado, é o resultado de uma lesão aguda e é visto mais comumente em situações esportivas. Seu fisioterapeuta será capaz de diagnosticar a causa da dor. Ele avaliará o movimento em seu dedão e ao redor do pé. Em alguns casos, se houver suspeita de fratura ou outras doenças (como gota ou outros tipos de artrite), eles podem encaminhá-lo a um médico para investigação e tratamento.

Como a Fisioterapia Pode me Ajudar?

Rigiidez de Hálux: O objetivo da fisioterapia para essa condição é melhorar a amplitude de movimento no dedão do pé e melhorar a função afetada, como caminhar ou correr. O tratamento pode consistir em mobilização articular do dedão do pé e outras articulações do pé, Terapia de Ondas de Choque ou Laserterapia. Você também pode receber exercícios de alongamento em casa e exercícios para fortalecer os músculos ao redor do pé. Avaliação de calçado e prescrição de um ortótico também pode ser considerado. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.

Hálux valgo: O manejo do hálux valgo deve consistir em uma avaliação cuidadosa do calçado. Modificações no calçado ou na palmilha podem ser necessárias. Técnicas de amortecimento ou espaçadores de dedos podem proporcionar alívio dos sintomas. Seu fisioterapeuta pode prescrever exercícios de fortalecimento para os músculos do pé. Alguns Medicamentos podem ser considerados para ajudar a resolver qualquer dor aguda. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária. Também é importante avaliar e tratar quaisquer problemas com o movimento do pé durante o movimento da marcha.

Quanto Tempo até eu me Sentir Bem?

O retorno à atividade depende da gravidade da lesão. Se for uma lesão menor, pode-se retornar às atividades esportivas como caminhada e academia em até uma semana. Lesões mais graves podem levar até três meses. Como o Hálux valgo e a limitação de Hálux são condições mais progressivas, é muito mais difícil definir intervalos de tempo, e dependendo de qual estágio você esteja, pode ser que seja muito difícil de recuperar o movimento completo e a função do dedão do pé.

Perguntas frequentes

Você pode agendar sua fisioterapia agora

arrow&v
Escolha a unidade de atendimento