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Fisioterapia para

Dor patelofemoral (dor na rótula)

A dor patelofemoral (PFP) é uma dor sentida na frente do joelho, ao redor ou atrás da patela. A articulação patelofemoral é parte da articulação do joelho, onde a rótula (patela) fica dentro do seu sulco (tróclea) na parte da frente do osso da coxa (fêmur). Uma camada lisa de cartilagem articular cobre a tróclea e a parte de trás da patela para ajudar as superfícies articulares a deslizar sem atrito. Existem ligamentos que ajudam a manter a patela centrada na tróclea e também vários músculos que se ligam à patela que a movem ao longo do sulco da tróclea. A articulação patelofemoral funciona como um sistema de polias para ajudar os músculos do quadríceps a estabilizar o joelho com mais eficiência.

sindrome do impacto

O que causa a dor patelofemoral?


Dor femoropatelar ocorre devido a uma variedade de razões. Em alguns casos, não há nenhum gatilho ou lesão em particular, embora em outros, a dor possa surgir após uma mudança na carga do joelho (por exemplo, aumentando repentinamente a atividade esportiva, correndo mais em colinas ou após um surto de crescimento). Em outras pessoas, a PFP surge após uma lesão ou cirurgia separada (por exemplo, após uma reconstrução do LCA).

Embora cada pessoa com PFP possa ter diferentes fatores que contribuem para sua condição, há fortes evidências das razões mais comuns. Esses incluem:

  • Fraqueza da parte frontal dos músculos da coxa (quadríceps): isso pode fazer com que a patela não deslize centralmente dentro de seu sulco, levando a áreas de aumento de pressão ou atrito na articulação patelofemoral.
  • Fraqueza nos músculos do quadril / nádega (glúteo): isso pode contribuir para um mau alinhamento da perna e do joelho, ou rigidez excessiva de outros músculos da coxa - ambos os quais causam um estresse extra na articulação patelofemoral.
  • Variações na anatomia óssea: por exemplo, esta pode ser uma patela que fica alta ou larga (lateralmente) em seu sulco; um sulco tróclea que é relativamente raso; ou variações da forma do quadril e do osso da coxa que fazem com que o joelho vire para dentro com o andar. Em algumas pessoas, fatores adicionais podem incluir postura do pé (por exemplo, pés chatos), músculos fracos da panturrilha, tornozelo rígido, quadril ou articulação do joelho, ou aperto dos músculos e outros tecidos do lado de fora da coxa.

Embora não seja classicamente PFP, existem duas outras condições que afetam a articulação patelofemoral que podem causar dor na mesma área e levar a limitações funcionais semelhantes:

  • Osteoartrite femoropatelar: A OA pode afetar a articulação femoropatelar e é tão comum quanto a OA, embora muitas vezes ocorram em conjunto. Os sintomas são semelhantes em natureza ao PFP.
  • Instabilidade patelar: algumas pessoas tiveram luxações da patela, levando à dor e instabilidade constante. Existem algumas semelhanças entre o manejo de pessoas com instabilidade patelar e aquelas com PFP, no entanto, dependendo do grau de instabilidade, a opinião de um cirurgião ortopédico pode precisar ser buscada.




Como sei se tenho dor femoropatelar?


A PFP geralmente causa um padrão bastante típico de sintomas, embora não exista um único teste para diagnosticar a PFP. Como tal, a Declaração de Consenso Patelofemoral diz que a definição de dor patelofemoral é: dor ao redor ou atrás da patela, ou dor que é agravada por pelo menos uma atividade envolvendo um joelho dobrado e peso corporal na perna (por exemplo, saltando, pulando , correndo, subindo ou descendo escadas, ou agachado).

Embora não seja necessário para um diagnóstico, as pessoas com PFP também costumam experimentar: sensação de ranger da articulação patelofemoral com flexão do joelho, sensibilidade quando a parte de trás da rótula é tocada durante o exame do joelho, inchaço leve no joelho, dor na frente do joelho enquanto está sentado, levantando de uma cadeira ou endireitando o joelho após uma sessão prolongada.

Varreduras (incluindo raios-X e ressonância magnética) não são necessários para diagnosticar PFP e seu fisioterapeuta ou médico de esportes pode diagnosticar PFP com uma avaliação na clínica.




Como a fisioterapia pode ajudar com a dor patelofemoral?


Uma das partes mais importantes do gerenciamento da PFP é primeiro ter um diagnóstico preciso dos sintomas do joelho. Seu fisioterapeuta pode garantir que seus sintomas provenham de sua articulação patelofemoral e não de uma condição diferente ( osteoartrite do joelho , lesão da cartilagem ou tendão). Após o diagnóstico, o 'Guia de Boas Práticas para a Gestão Patológica da Dor Patelofemoral', baseado em evidências de 2015, afirma que os principais componentes do tratamento PFP incluem:

Educação

Isso permite que cada pessoa entenda sua condição e seus fatores contribuintes individuais, a fim de ter expectativas realistas de reabilitação, de gerenciar adequadamente sua atividade e de participar ativamente de seu tratamento.

Tratamento individualizado

Este é um programa de fisioterapia que tem como alvo a PFP de cada pessoa e cada um dos seus fatores contribuintes. Há fortes evidências para apoiar a fisioterapia sob medida (incluindo exercícios, educação, taping e insertos de sapatos moldados), em comparação com placebo (insertos de sapato plano) no curto (seis semanas) e longo prazo (um ano).

Exercício

Há evidências muito fortes para apoiar o exercício de fortalecimento da musculatura da coxa (quadríceps) e evidências crescentes para apoiar o exercício de força muscular glúteo (glúteo). Os resultados incluem grandes reduções na PFP e melhora da função do joelho. Boa técnica com o exercício é importante, portanto espelhos e supervisão podem ajudar no exercício a curto prazo. É muito importante que uma pessoa faça a sua casa regularmente, conforme prescrito, a fim de obter o melhor efeito. Os exercícios de controle neuromuscular (coordenação e posicionamento das pernas), especialmente combinando o alinhamento do quadril e do joelho, ajudam a aprender os padrões corretos de movimento. Há evidências que mostram benefícios do exercício de fortalecimento dos músculos tronco / abdominal e da panturrilha em pessoas que demonstraram fraqueza nessas áreas na avaliação. Há também um papel para alongamento,

Taping

Patela taping e órtese foi mostrado para ajudar a fornecer alívio imediato da dor em muitos indivíduos, daí o seu fisioterapeuta pode mostrar-lhe como fazer isso sozinho.

Inserções de sapato (órteses de pé)

Estes foram mostrados para ajudar com alívio da dor a curto prazo em pacientes com certos tipos de pé. O seu fisioterapeuta pode discutir se as órteses são adequadas para você e fornecer ou encaminhar você a um podólogo.

Terapia manual

A massagem e o agulhamento seco podem ser considerados em pessoas com rigidez muscular excessiva (por exemplo, nos músculos externos da coxa) para melhorar o posicionamento e o deslizamento da rótula.

Os fisioterapeutas especialistas que contribuíram para o Guia de Boas Práticas discutiram o papel potencial para reciclar a técnica de caminhada e corrida de uma pessoa individual, se necessário, embora atualmente não haja evidências disso.




Quão eficaz é a fisioterapia no tratamento da dor femoropatelar?


Há uma quantidade grande e crescente de evidências de pesquisa para apoiar o uso de fisioterapia no tratamento da PFP. Embora essa evidência não possa fornecer uma receita única para o tratamento da PFP, como cada pessoa é única, há definitivamente componentes do gerenciamento da PFP que se aplicam à maioria dos casos e são apoiados por pesquisas de alta qualidade.

O grupo de pesquisa Patelofemoral Internacional fez seis declarações de consenso com base nas evidências científicas atuais e em suas opiniões de especialistas. Esses são:

  1. A terapia de exercício demonstrou reduzir a dor femoropatelar no curto (menos de seis meses), médio (6-12 meses) e longo prazo (maior que 12 meses). Também foi mostrado para melhorar a função do joelho a médio e longo prazo.
  2. Uma combinação de exercício de quadril e joelho demonstrou melhor eficácia que o exercício de joelho sozinho. Esta combinação demonstrou melhorar a função e reduzir a dor a curto, médio e longo prazo.
  3. Recomenda-se a fisioterapia que consiste em uma combinação de métodos para reduzir a PFP a curto e médio prazo.
  4. O alívio da dor a curto prazo foi demonstrado com o uso de palmilhas.
  5. Não há evidências que apoiem o uso da mobilização patelofemoral ou do joelho (movimento da rótula) ou a mobilização da região lombar e, como tal, não são recomendados para o tratamento da PFP.
  6. A eletroterapia (ultra-som e outras máquinas elétricas) não é recomendada como parte do gerenciamento da PFP.

A pesquisa também afirma que o tratamento com PFP é mais eficaz se uma pessoa assume um papel ativo no gerenciamento de sua PFP, em vez de confiar em um profissional de saúde para apenas aplicar tratamento passivo a ela. Se uma pessoa completa seu programa de exercícios em casa regularmente, conforme prescrito, e é sensato sobre a construção de sua atividade gradualmente, isso também é eficaz. Além disso, como a PFP normalmente tem vários fatores contribuintes, uma abordagem combinada de fisioterapia permite que cada um desses colaboradores seja tratado. Isso também pode incluir a colocação da fita patelofemoral, a colocação de órteses ou a execução do novo treinamento.




Conte-me mais sobre a dor patelofemoral


PFP é uma condição em que a dor é sentida na frente do joelho, em torno ou atrás da patela. Geralmente é sentida com atividades como agachar, correr, pular e subir ou descer escadas; muitas vezes limita a capacidade de uma pessoa de participar de sua atividade ou trabalho escolhido; forma 25% a 40% de todas as apresentações de joelho em uma clínica de lesões esportivas e pode afetar pessoas de qualquer idade, embora estudos tenham mostrado que até um terço dos adolescentes relatou a PFP.




O que posso fazer em casa?


Depois de ter sido diagnosticado com PFP, existem algumas coisas importantes a considerar em termos de gestão doméstica.

É importante ter uma boa compreensão do seu PFP para gerenciar adequadamente seus sintomas e níveis de atividade. É sempre melhor progredir a atividade diária e o esporte gradualmente, pois aumentos repentinos podem levar a surtos de dor. Após os surtos de dor, as pessoas tendem a descansar completamente e, uma vez estabelecidas, elas rapidamente aumentam sua atividade novamente. É importante quebrar esse ciclo de dor e atividade de 'montanha-russa' para obter progresso real com a PFP.

No curto prazo, você pode precisar reduzir certas atividades que estão agravando seu PFP para permitir que ele seja resolvido. Isso pode incluir a redução do exercício de corrida e salto ou o levantamento em vez das escadas.

É importante que todos os exercícios domiciliares prescritos pelo seu fisioterapeuta sejam realizados regularmente (conforme prescrito). A pesquisa encontrou uma ligação entre o número de sessões de exercícios de reabilitação realizados por semana em casa com uma redução dos sintomas.

As pessoas que têm uma contribuição do pé para a PFP (pés chatos) podem ter palmilhas prescritas pelo fisioterapeuta ou podólogo. Nesse caso, é importante usar os encaixes dos sapatos e os sapatos bem ajustados enquanto você estiver em atividade (por exemplo, essas pessoas às vezes notam um surto de sua PFP se usarem chinelos durante todo o verão).

Se o seu fisioterapeuta lhe ensinou a gravar sua articulação patelofemoral, você pode fazer isso sozinho para alívio da dor (enquanto pratica esporte ou com atividade diária).

Como há evidências que demonstram que a PFP pode durar muitos meses ou até anos em alguns casos, é importante manter um bom nível de força nos quadríceps e músculos glúteos para manter o funcionamento da articulação patelofemoral o mais possível e reduzir a chance de seu PFP recorrente. Como tal, depois de ter terminado o tratamento com o seu fisioterapeuta, verifique se você tem um plano para manutenção contínua. Isso pode incluir ginástica ou exercícios em casa para evitar perder a força e o controle que você trabalhou duro para construir.




Quanto tempo até me sentir melhor?


À medida que nosso entendimento cresceu, ficou claro que a PFP não é necessariamente algo que desaparecerá por si só, e algumas pessoas podem ter episódios ativados e desativados por muitos anos. Dessa forma, para ter a melhor chance de se recuperar de sua PFP e reduzir a probabilidade de sua recorrência, é importante entender sua condição, seus fatores individuais e o que você pode fazer.

Para muitas pessoas, um programa de exercícios contínuos e progressivos (como prescrito pelo seu fisioterapeuta) é necessário para construir e manter a força muscular e uma boa coordenação de movimentos. Além disso, há evidências sugerindo que pessoas com PFP podem ter um risco aumentado de desenvolver osteoartrite patelofemoral (OA). Portanto, ver um fisioterapeuta experiente para um programa de gerenciamento ajudará você a manter suas articulações patelofemorais funcionando da melhor forma possível, mantendo-o tão ativo quanto gostaria de estar agora e no futuro.





Ombro Congelado

Quais são as quatro fases do ombro congelado?


Primeira fase - fase da dor
A dor é insuportável e parece não haver uma posição em que seu braço se sinta confortável. O sono é muito difícil neste momento, devido à dor intensa.

Segunda fase - fase de enrijecimento
A cobertura ao redor da articulação do ombro (conhecida como cápsula) está ficando presa ao osso, então você se esforça para mover o ombro parcialmente devido à dor, mas em parte devido ao "congelamento" no lugar.

Terceira fase - fase congelada
A cápsula está completamente presa ao osso, de modo que o ombro não pode se mover, não por causa da dor, mas por causa da rigidez.

Fase final - fase de descongelamento
A cápsula está se soltando, permitindo que o ombro se mova.




Como sei se tenho ombro congelado?


Os primeiros sinais de ombro congelado variam entre mulheres e homens - uma mulher pode ter dificuldade em tirar o sutiã, um homem pode ter dificuldade em tirar a carteira do bolso de trás da calça. Seu ombro também pode ser doloroso quando você chegar para colocar um cinto de segurança ou pegar algo de lado.

Um teste rápido que o seu fisioterapeuta fará é pedir que você dobre os cotovelos ao seu lado com os antebraços dobrados em 90º, depois irá pedir para você "abrir" o ombro. Esse movimento será restrito e doloroso.




Como a fisioterapia pode ajudar com o ombro congelado?


Nos estágios iniciais, em que você não pode mover o ombro devido à dor, se alguém massageia, mobiliza ou aplica agulhas no ombro, seus sintomas aumentam porque o estágio inicial é altamente reativo. Nesta fase, você precisa:

  • conselhos sobre como apoiar o seu braço para dormir
  • estratégias para minimizar a sua condição, pois isso fará com que seus sintomas melhorem
  • Dicas de por exemplo apoiar o antebraço em sua cadeira de escritório para diminuir a carga gravitacional do seu braço.

O laser de baixa intensidade pode ser eficaz para alívio da dor nesta fase inicial. Fazer mobilizações no ombro pode ser útil para minimizar a dor no ombro e ajudá-lo a dormir. Nesta fase, mobilizações na escápula, exercícios de controle escapular pode promover uma melhor atividade dos músculos da escápula. Isso pode melhorar a posição do ombro e ajudar a dor no ombro.

Seu fisioterapeuta pode fazer exercícios leves, como balançar levemente o braço enquanto descansa o outro braço sobre uma mesa ou arrastar os dedos o mais alto que puder até a parede. No entanto, todas essas atividades devem estar na faixa livre de dor e não provocar sua dor. Às vezes, o fisioterapeuta pode lhe recomendar exercícios em casa para que você trabalhe lentamente os movimentos.

Nas fases de rigidez e descongelamento, você pode descobrir que a mobilização, a liberação, a terapia de ondas de choque e outras modalidades da fisioterapia podem ajudar a melhorar a mobilidade do ombro. Qualquer tratamento que você fizer não deve aumentar seus sintomas, por isso é importante informar seu fisioterapeuta se sentir dor.




O quanto a fisioterapia é eficaz para o ombro congelado?


Nenhum tratamento, cirúrgico ou não, demonstrou ser eficaz para o ombro congelado. Embora estudos individuais tem sugerido que certos tratamentos podem ser úteis. Outros estudos mostraram que os tratamentos inicialmente fazem diferença, mas no longo prazo não houve diferença.

Há evidências de que, embora a condição se resolva, muitas pessoas não têm a restauração completa de sua amplitude de movimento sem alguma forma de intervenção, seja uma fisioterapia individualizada ou um programa baseado em grupos como a fisio integração. Uma vez que o estágio de descongelamento é evidente, a fisioterapia pode ser uma ótima estratégia para recuperar o máximo de movimentos posseis e melhorar a condição física dos músculos ao redor do complexo do ombro.





sindrome do impacto

O que causa a Sindrome do impacto?


Síndrome do impacto do ombro pode acontecer por muitas razões diferentes.

Uma razão é quando o espaço entre o arco da escápula (acrômio) e o osso do ombro (úmero) se torna mais estreito do que já é. Esse estreitamento pode resultar em irritação e danos nos tendões do manguito, resultando em uma resposta dolorosa.

Esse estreitamento do espaço pode ser provocada por alterações nas estruturas ósseas , tais como esporões da AC (acromiclavicular) conjunta, ou alterações de tecido mole , tais como espessamento da bolsa subacromial, ou perda da função do músculo do manguito rotador ou escápula músculos (escapulares).

Postura inadequada: Uma postura habitual com ombros redondos ou com postura caída pode resultar em um mau funcionamento dos músculos da escápula, o que pode predispor o seu impacto.

Mudança de atividade: Se de repente você aumentar a quantidade de atividades que está realizando, isso pode predispor a um problema de impacto.




Como sei se tenho síndrome do impacto?


Se você tem impacto no ombro, será doloroso levantar o braço, especialmente para o lado. A dor será pior entre 60º e 120º.

A dor da síndrome do impacto pode ser pior à noite, especialmente se você se deitar em seu ombro afetado e, portanto, você pode ter dificuldade em dormir. Se você machucou o ombro, a dor é aguda e surge rapidamente. Se não houve lesão, a dor pode surgir gradualmente com repetidas ou sustentadas atividades com a mão acima da cabeça. Você também pode ouvir ou sentir uma sensação de ranger quando você movimenta o ombro. No entanto, esses sentimentos por si só podem não ser um problema.

Seu fisioterapeuta irá realizar alguns testes para confirmar o diagnóstico. Um é o "teste de neer", ​​onde você levanta os braços para o lado, coloca os braços esticados com os polegares voltados para o chão e o fisioterapeuta aplica resistência. Se este teste é doloroso, indica que o seu supra-espinhal está inflamado.

Outro teste, o teste de Hawkins e Kennedy. O seu fisioterapeuta irá aplicar um movimento passivo suave para baixo, até o antebraço, enquanto o braço está apoiado na frente. Se isso causar dor, seu fisioterapeuta irá suspeitar que sua bursa está inflamada.

É importante lembrar que nenhum teste individual pode fornecer todas as respostas. A resposta do seu corpo a uma variedade de testes clínicos ajudará seu fisioterapeuta a fornecer o melhor tratamento para você.




Como a fisioterapia pode ajudar com a sindrome do impacto?


Controle da dor

Inicialmente, o objetivo do tratamento fisioterapêutico é reduzir a dor e a inflamação, bem como prevenir novas lesões e danos aos tecidos. Seu fisioterapeuta provavelmente recomendará modificar algumas de suas atividades para melhorar sua função. Para ajudar com a dor, o fisioterapeuta pode fazer alguma liberação nos músculos ou mobilizar as articulações, soltar o ombro, o pescoço ou a coluna torácica (a parte da coluna que fica entre as escápulas).

Nesta fase aguda, você pode utilizar gelo ou calor. Não há evidência de que um dos dois seja superior ao outro no tratamento da síndrome do impacto, de modo que a preferência pessoal determinará a eficácia. Seu fisioterapeuta pode usar laser de baixa intensidade para reduzir sua dor e inflamação ao redor do tendão

Mudando de postura ou posição

Muitas vezes, é útil para alterar a postura do ombro, permitindo mais espaço para o tendão inflamado e / ou bursa. Seu fisioterapeuta lhe dará estratégias simples para mudar sua postura para que seu ombro não doa muito. Isso permitirá que os músculos da escápula funcionem melhor e melhorem a inflamação. Algumas estratégias podem estar pensando em levantar o osso do peito (esterno) ou imaginar que alguem passou um copo gelado nas costas.

Fortalecimento

Um programa completo de reabilitação para o ombro inclui sempre alguns exercícios de fortalecimento. Seu fisioterapeuta lhe dará uma faixa elástica para fortalecer os músculos da escápula e do manguito rotador. À medida que seus sintomas melhoram, seu fisioterapeuta progredirá na amplitude desses exercícios (até onde você pode se mover) e começará a adicionar resistência com diferentes faixas coloridas, tornando os exercícios mais funcionais. Todos os exercícios devem ser livres de dor. Informe ao seu fisioterapeuta se as coisas não parecem corretas.

Se você pratica um esporte que envolve atividades aéreas (como tênis ou vôlei), seu fisioterapeuta pode começar a fortalecer seus músculos glúteos e abdomen, pois quanto mais fortes eles são, menos força você precisa gerar nos músculos do ombro.

Seu fisioterapeuta pode usar a terapia de ondas de choque, sensor laser e exercícios em grupo para que você tenha mais informações sobre como seus músculos estão trabalhando e para ajudá-lo a aumentar a atividade, particularmente em seus músculos escapulares.




O quanto a fisioterapia é eficaz para a sindrome do Impacto?


Fisioterapia tem se mostrado eficaz para síndrome do impacto do ombro. Um estudo de 2014 descobriu que um ano após uma lesão no impacto do ombro, os pacientes que receberam fisioterapia tiveram menos episódios de síndrome do impacto do ombro, exigindo menos visitas aos seus ortopedistas (37% x 60%) do que os pacientes que receberam corticosteróide local (injeções). Os pacientes que receberam injeções muitas vezes necessitaram de injeções adicionais à medida que seus sintomas de impacto avançavam.

Em termos de tratamentos específicos que os fisioterapeutas usam, a terapia manual é eficaz para aliviar a dor no impacto do ombro, e há algumas evidências de que a eletroterapia e laser de baixa intensidade seja eficaz no controle da condição. Fazer exercícios em em grupo de movimento e de fortalecimento ajuda na recuperação da condição.





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