Fisioterapia para

dor cervical crônica

Muitas pessoas, depois de ter um episódio de dor no pescoço, terão outro episódio de dor no pescoço alguns meses ou anos depois. As evidências sugerem que isso pode ocorrer durante uma boa parte da vida. Cerca de um terço das pessoas com dor cervical crônica ou recorrente também relatam sintomas como tontura ou sensação de tontura, alguma instabilidade com equilíbrio e, as vezes, sintomas visuais.

Perguntas frequentes

Um pouco mais sobre dor cervical crônica

Quando uma dor de pescoço é sentida por vários meses é considerada crônica. É uma dor que nunca desaparece completamente. Geralmente é relatada como dor mecânica poque não há necessariamente um processo específico de doença (por exemplo, artrite reumatóide).

Os sintomas são variáveis. A dor pode ser sentida em qualquer lugar entre a base do crânio e a região superior do ombro. Pode se espalhar para a cabeça ( dor de cabeça cervicogênica ou relacionada ao pescoço ) ou para as regiões superiores das costas ou do braço. Onde a dor se espalha depende da parte do pescoço afetada.

O que causa dor cervical recorrente ou crônica?

Há muitas razões possíveis pelas quais a dor no pescoço se torna recorrente ou crônica na natureza. Uma razão comum é a acumulação de esforços menores repetidos causados ​​por posturas sentadas ruins ou prolongadas no trabalho. Esta situação pode agravar-se devido a posturas prolongadas de "cabeça para baixo" em casa, como enviar mensagens de texto ou jogar jogos por telefone ou outros dispositivos eletrônicos.

Pessoas com tratabalho que envolvem posturas mantidas ou levantando peso em posições inadequadas são mais propensas a adiquirirem. Dor postural ou induzida por posição ocorre em todo o âmbito das ocupações (por exemplo, pessoas que trabalham em uma mesa, comerciantes, motoristas e profissionais).

Outras causas de dor no pescoço incluem degeneração do disco e osteoartrite das pequenas articulações do pescoço. A osteoartrite pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum na população mais velha. A artrite pode ser secundária a lesão ou sobrecarga do pescoço, mas também parece que algumas pessoas têm uma predisposição genética para o desenvolvimento de osteoartrite.

Como sei se tenho dor no pescoço recorrente ou crônica?

Dor cervical crônica é caracterizada por episódios repetidos de dor no pescoço durante muitos meses ou anos. Dor cervical crônica é uma dor mais contínua, embora possa flutuar em intensidade, semanalmente, mensalmente ou anualmente. A dor será sentida na parte de trás do pescoço e pode se espalhar na cabeça, se as articulações superiores forem sintomáticas, ou descer pelas costas ou pelos braços, se for um problema de disco do pescoço.

Outros sintomas que podem vir do pescoço incluem sensação de tontura, instabilidade, dificuldade no equilíbrio e, às vezes, distúrbios na visão.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas e não nos achados radiográficos. Não há uma ligação direta entre a quantidade de dor no pescoço e o que é visto nos raios X. Não é incomum que pessoas com dores muito intensas tenham radiografias normais, e o contrário , com pessoas com alterações significativas no raio-X e não sentirem dor. As diretrizes atuais sugerem que as radiografias só devem ser realizadas quando há suspeita de patologia, como uma fratura, ou há indicações clínicas de patologias avançadas que afetam os nervos ou a medula espinhal no pescoço.

Como os métodos de tratamento usados ​​pelos fisioterapeutas podem ajudar na dor cervical recorrente ou crônica?

Seu fisioterapeuta terá como primeiro objetivo entender completamente suas preocupações sobre o pescoço e como a dor no pescoço e quaisquer outros sintomas estão afetando suas atividades diárias e o sono. Eles também procuram entender se a dor no pescoço está limitando ou impedindo sua participação no trabalho, em casa ou em atividades recreativas.

Eles então farão um exame clínico abrangente para analisar as posturas e tarefas que agravam a dor e quaisquer outros sintomas, como tontura ou instabilidade. Além disso, uma série de testes físicos determinará como o distúrbio da dor no pescoço está afetando o movimento e a função muscular da região do pescoço.

Os fisioterapeutas usarão uma variedade de métodos de tratamento em um programa de gerenciamento para fornecer o gerenciamento de melhores práticas.

Educação, aconselhamento e garantia

É compreensível sentir-se um pouco ansioso ou um pouco infeliz por causa de sua dor recorrente ou crônica no pescoço. É importante que você entenda sua dor e distúrbio no pescoço, de modo que quaisquer preocupações sejam atenuadas e que você participe ativamente dos cuidados com o pescoço e seja capaz de cuidar da sua dor no pescoço.

Terapia manual

Este é um método de tratamento eficaz usado para ajudar a aliviar a dor no pescoço e sintomas associados, bem como restaurar o movimento.

Exercício

Existem muitos tipos diferentes de exercícios que têm finalidades diferentes. Todos os tipos de exercício geralmente ajudam a aliviar a dor. Estes serão prescritos dependendo de suas necessidades. Programas de exercícios são projetados para:

• melhorar a postura e os hábitos posturais durante o trabalho e recreação
  • melhorar o movimento e a flexibilidade do pescoço
  • treinar os músculos de apoio do pescoço e cintura escapular
  • treinar força e resistência dos músculos do pescoço
  • equilíbrio do trem, precisão do movimento do pescoço e controle do movimento da cabeça e dos olhos quando tontura ou instabilidade são sintomas do distúrbio da dor no pescoço
  • melhorar a aptidão geral.

Tratamentos adicionais

Existem outros métodos que podem ser usados ​​para aliviar a dor, incluindo calor, acupuntura, agulhamento seco e várias técnicas de massagem. Esses métodos são usados ​​para tornar o pescoço mais confortável, o que ajuda a garantir que o programa de exercícios seja realizado da melhor forma possível. Quando a dor no pescoço é grave, pode ser necessário considerar tomar analgésicos. Um GP irá prescrever medicação adequada para a condição.

Conselhos para trabalho e casa

É bem conhecido que fatores como posturas prolongadas e desajeitadas, técnicas inadequadas de levantamento e transporte, e desempenho inadequado de várias atividades domésticas e de trabalho irão agravar o pescoço e contribuir para a natureza recorrente ou crônica da dor no pescoço. Você e seu fisioterapeuta podem trabalhar juntos para desenvolver melhores hábitos de trabalho, atividade e estilo de vida para aliviar a tensão desnecessária no pescoço.

Quanto são eficazes os métodos de tratamento usados ​​pelos fisioterapeutas para dores cervicais recorrentes ou crônicas?

Há evidências de que os métodos de tratamento individuais ajudam a dor no pescoço, mas os programas de exercícios terapêuticos para o pescoço são mais eficazes quando abordam os diferentes aspectos da dor no pescoço (como por exemplo a depressão). O programa pode incluir simultaneamente terapia manual, terapia com exercícios, mobilizações e manipulações.

Você pode agendar sua fisioterapia agora

arrow&v
Escolha a unidade de atendimento