dor_cervical_vindo_do_pescoço.jpg

Fisioterapia para

dor de cabeça relacionada ao pescoço (cervicogênica)

Existem muitas causas de dor de cabeça recorrente que podem persistir por muitos anos. Três tipos comuns são cefaléia do tipo tensional, enxaqueca e cefaleia secundária a um distúrbio em uma articulação do pescoço. Essas dores de cabeça relacionadas ao pescoço são comumente chamadas de cefaléia cervicogênica. Dor de cabeça cervicogênica geralmente é sentida em um lado da cabeça. É sempre o mesmo lado e, ao contrário da enxaqueca, as dores de cabeça no pescoço não trocam de lado. A cefaléia cervicogênica é de intensidade leve a moderada e é sempre acompanhada de dor no pescoço. Normalmente, a dor começa no pescoço e depois se espalha para uma dor de cabeça.

Perguntas frequentes

O que causa dor de cabeça cervicogênica?

A tensão excessiva causada por más posturas de trabalho (sentado prolongado, trabalhando em posturas desajeitadas no pescoço) pode irritar as articulações superiores do pescoço e causar dor de cabeça. As articulações também podem ser machucadas por trauma. Isso pode ser devido a uma lesão esportiva, recreativa ou um acidente de automóvel.

A dor no pescoço e as cefaléias são tipicamente agravadas pela postura sentada ou trabalhando por muito tempo em uma postura (geralmente ruim), e são tipicamente agravadas pelos movimentos do pescoço. Os movimentos são muitas vezes restritos ou rígidos. Cerca de um terço das pessoas com cefaléia cervicogênica também relatam alguma tontura, instabilidade ou problemas na visão.

Como sei se tenho dor de cabeça advindo da cervical?

Às vezes pode ser confuso para saber se você tem uma dor de cabeça cervicogênica porque os sintomas de diferentes tipos de dores de cabeça são bastante semelhantes. Na enxaqueca e na cefaléia do tipo tensional , a dor no pescoço costuma ser uma irradiação da cabeça para o pescoço. Na dor de cabeça cervicogênica, é o oposto. A dor no pescoço começa e depois se espalha na cabeça. Esta dor de cabeça é de uma causa local no pescoço. Da mesma forma, os movimentos do pescoço são rígidos e dolorosos na cefaléia cervicogênica.

O diagnóstico correto é importante, pois cada tipo de dor de cabeça requer um método de tratamento diferente. Clínicos, neurologistas e fisioterapeutas podem te ajudar no diagnóstico.

Como os métodos de tratamento usados ​​pelos fisioterapeutas podem ajudar na dor de cabeça relacionada ao pescoço?

Seu fisioterapeuta fará primeiro um exame completo para determinar se os sintomas da dor de cabeça se encaixam no padrão da cefaléia cervicogênica e se há problemas nas articulações e músculos, particularmente na parte superior do pescoço.

Existem vários resultados possíveis desse exame.

1. O exame clínico pode indicar que a dor de cabeça vem do pescoço (cefaléia cervicogênica), e o tratamento fisioterápico é o melhor tratamento.

2. O exame pode sugerir que a cefaléia é de outro tipo (por exemplo, enxaqueca ) - isto é, as articulações do pescoço e os músculos foram considerados normais. Nesses casos, o manejo pelo seu médico é o primeiro tratamento, e alguns métodos de fisioterapia, como terapia de liberação miofascial, podem auxiliar no manejo como parte de uma abordagem multidisciplinar.

3. Pessoas com enxaqueca e dores de cabeça do tipo tensional podem ter problemas no pescoço que são independentes da dor de cabeça. Nestes casos, o tratamento de fisioterapia do pescoço pode oferecer alguma ajuda.

Os fisioterapeutas usam uma variedade de métodos de tratamento para o manejo das melhores práticas de cefaléia cervicogênica.

Descompressão da Coluna

Utilziada para melhorar a mobilidade das articulações superiores da cervical.

Terapia manual

Este é um método de tratamento eficaz usado para ajudar a aliviar a dor de cabeça, dor no pescoço e quaisquer sintomas associados.

Exercício

Os exercícios são prescritos dependendo de suas necessidades e são projetados para:

• aliviar a dor

• melhorar a postura e os hábitos posturais

• melhorar o movimento e a flexibilidade do pescoço

• treinar os músculos de apoio do pescoço e da cintura escapular

• treinar força e resistência dos músculos do pescoço

• equilíbrio da cabeça, precisão do movimento, bem como controle do movimento da cabeça e dos olhos quando tontura ou instabilidade são sintomas do distúrbio da dor de cabeça.

Você pode agendar sua fisioterapia agora

arrow&v
Escolha a unidade de atendimento

Agora é só esperar nossa confirmação pelos contatos fornecidos