lady-with-a-painful-foot.jpg

Fisioterapia para

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é uma dor que atinge os nervos que passam entre os ossos que se unem aos dedos dos pés (metatarsos). Estes nervos passam entre cada um dos ossos metatarsais e se ligam aos dedos dos pés. Pequenas bolsas cheias de líquido, chamados de bursa, também ficam nessa região e tem a função de agir como uma almofada. Quando há uma inflamação dos nervos e da bursa, ocorre o Neuroma de Morton. Isso leva a uma compressão do nervo e, com isso, não pode se mover com facilidade. Ocorre mais comumente entre o segundo e terceiro, ou terceiro e quarto dedos do pé.

Perguntas frequentes

O que Causa o Neuroma de Morton?

O neuroma de Morton é geralmente causado por carga excessiva nos metatarsos. A razão para isso pode variar entre diferentes pessoas - para quem pratica corrida, pode ser devido ao carregamento no arco do metatarso, por exemplo. Pode ocorrer de diferentes formas para quem tem o arco do pé maior. O neuroma de Morton é comumente associado a sapatos estreitos e salto alto. É até 10 vezes mais comum em mulheres e geralmente é visto em pessoas com idade entre 40 e 60 anos.

Como eu Sei se Tenho o Neuroma de Morton?

O neuroma de Morton causa dor entre os ossos metatarsais do pé ao fazer atividades rotineiras, como andar ou até mesmo ficar em pé. Essa dor muitas vezes pode irradiar nos dedos dos pés e, às vezes, pode parecer uma sensação de queimação ou formigamento. Também pode levar a dormência dos dedos afetados. Seu fisioterapeuta será capaz de diagnosticar essa condição questionando cuidadosamente como seus sintomas se comportam. Eles podem tentar reproduzir seus sintomas em certas posições de sustentação de peso e também examinar sua postura e calçados nos pés. Também será importante para o seu fisioterapeuta diagnosticar cuidadosamente a causa de sua dor, já que várias condições diferentes também causam dor na mesma área, incluindo fraturas por estresse ou artrite, que requerem tratamentos diferentes.

Como a Fisioterapia Pode Ajudar com o Neuroma de Morton?

Seu fisioterapeuta precisará investigar o que está causando principalmente sua dor e fazer modificações no calçado (calçado estreito para algo mais amplo, como tênis ou sandálias). Para resolver a dor rapidamente, pode ser aconselhado a evitar quaisquer atividades que façam seu pé doer. Seu fisioterapeuta pode tratar a sua dor e passar exercícios para fortalecer os músculos do pé. Muitas vezes, uma pequena cúpula de acolchoamento colocada no meio do antepé é eficaz na resolução da dor e no apoio do arco do metatarsal no pé. Nos casos em que o tratamento conservador não é eficaz, às vezes pode ser necessário considerar uma revisão cirúrgica com seu médico.

O que Posso Fazer em Casa?

Tentar evitar atividades que agravem a dor é um ótimo começo. Gelo sobre a área dolorida também pode ajudar com os sintomas. É aconselhável usar sapatos com bastante espaço entre os dedos e evitar sapatos estreitos. Atividades que não exigem peso para o pé (como exercícios sentados ou natação) não vão causar dor e podem ajudar a manter os níveis de atividade.

Quanto Tempo até eu Me Sentir Melhor?

Os resultados para o neuroma de Morton são extremamente variáveis ​​e dependem da gravidade do caso. Para casos leves, somente com alterações simples, como mudança de calçado, os sintomas podem desaparecer dentre um ou dois meses. Casos mais complexos podem exigir injeções e pelo menos seis meses para resolução completa.

Você pode agendar sua fisioterapia agora

arrow&v
Escolha a unidade de atendimento

Agora é só esperar nossa confirmação pelos contatos fornecidos