Fisioterapia para

ombro congelado

Ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, é uma patologia onde o paciente tem incapacidade de levantar o braço acima da cabeça ou mover o braço em direções diferentes, inicialmente por causa da dor e depois por causa da rigidez. Tem quatro fases: dor, enrijecimento, congelamento e descongelamento. O curso natural da recuperação de um ombro congelado (se você não fizer nada), desde a dor inicial até o descongelamento e a resolução dos sintomas é de 2 a 3 anos.

Ombro Congelado

Quais são as quatro fases do ombro congelado?

Primeira fase - fase da dor
A dor é insuportável e parece não haver uma posição em que seu braço se sinta confortável. O sono é muito difícil neste momento, devido à dor intensa.

Segunda fase - fase de enrijecimento
A cobertura ao redor da articulação do ombro (conhecida como cápsula) está ficando presa ao osso, então você se esforça para mover o ombro parcialmente devido à dor, mas em parte devido ao "congelamento" no lugar.

Terceira fase - fase congelada
A cápsula está completamente presa ao osso, de modo que o ombro não pode se mover, não por causa da dor, mas por causa da rigidez.

Fase final - fase de descongelamento
A cápsula está se soltando, permitindo que o ombro se mova.

Como sei se tenho ombro congelado?

Os primeiros sinais de ombro congelado variam entre mulheres e homens - uma mulher pode ter dificuldade em tirar o sutiã, um homem pode ter dificuldade em tirar a carteira do bolso de trás da calça. Seu ombro também pode ser doloroso quando você chegar para colocar um cinto de segurança ou pegar algo de lado.

Um teste rápido que o seu fisioterapeuta fará é pedir que você dobre os cotovelos ao seu lado com os antebraços dobrados em 90º, depois irá pedir para você "abrir" o ombro. Esse movimento será restrito e doloroso.

Como a fisioterapia pode ajudar com o ombro congelado?

Nos estágios iniciais, em que você não pode mover o ombro devido à dor, se alguém massageia, mobiliza ou aplica agulhas no ombro, seus sintomas aumentam porque o estágio inicial é altamente reativo. Nesta fase, você precisa:

• conselhos sobre como apoiar o seu braço para dormir
  • estratégias para minimizar a sua condição, pois isso fará com que seus sintomas melhorem
  • Dicas de por exemplo apoiar o antebraço em sua cadeira de escritório para diminuir a carga gravitacional do seu braço.

O laser de baixa intensidade pode ser eficaz para alívio da dor nesta fase inicial. Fazer mobilizações no ombro pode ser útil para minimizar a dor no ombro e ajudá-lo a dormir. Nesta fase, mobilizações na escápula, exercícios de controle escapular pode promover uma melhor atividade dos músculos da escápula. Isso pode melhorar a posição do ombro e ajudar a dor no ombro.

Seu fisioterapeuta pode fazer exercícios leves, como balançar levemente o braço enquanto descansa o outro braço sobre uma mesa ou arrastar os dedos o mais alto que puder até a parede. No entanto, todas essas atividades devem estar na faixa livre de dor e não provocar sua dor. Às vezes, o fisioterapeuta pode lhe recomendar exercícios em casa para que você trabalhe lentamente os movimentos.

Nas fases de rigidez e descongelamento, você pode descobrir que a mobilização, a liberação, a terapia de ondas de choque e outras modalidades da fisioterapia podem ajudar a melhorar a mobilidade do ombro. Qualquer tratamento que você fizer não deve aumentar seus sintomas, por isso é importante informar seu fisioterapeuta se sentir dor.

O quanto a fisioterapia é eficaz para o ombro congelado?

Nenhum tratamento, cirúrgico ou não, demonstrou ser eficaz para o ombro congelado. Embora estudos individuais tem sugerido que certos tratamentos podem ser úteis. Outros estudos mostraram que os tratamentos inicialmente fazem diferença, mas no longo prazo não houve diferença.

Há evidências de que, embora a condição se resolva, muitas pessoas não têm a restauração completa de sua amplitude de movimento sem alguma forma de intervenção, seja uma fisioterapia individualizada ou um programa baseado em grupos como a fisio integração. Uma vez que o estágio de descongelamento é evidente, a fisioterapia pode ser uma ótima estratégia para recuperar o máximo de movimentos posseis e melhorar a condição física dos músculos ao redor do complexo do ombro.

Perguntas frequentes

Você pode agendar sua fisioterapia agora

arrow&v
Escolha a unidade de atendimento