Instabilidade de Tornozelo

O que é Instabilidade de tornozelo ?

Instabilidade crônica do tornozelo é uma condição em que o tornozelo repetidamente doi quando a pessoa está realizando atividades físicas, simplesmente caminhando ou parado em pé.

A Instabilidade de tornozelo tipicamente afeta a parte lateral (exterior) do tornozelo. Esse problema pode resultar em dor constante ou recorrente, aqeucimento da articulação, inchaço e uma sensação de que o tornozelo pode sair a qualquer momento.

O que causa a instabilidade do tornozelo?

Entorses de tornozelo repetidas ou entorses que não foram curadas corretamente pode resultar em instabilidade crônica do tornozelo. Cada vez que o tornozelo sofre uma torção, os ligamentos são alongados ou rasgados e se a região foi é corretamente reabilitada, os ligamentos podem permanecer fracos resultando em entorses recorrentes. Doenças do tecido conjuntivo também podem levar à instabilidade crônica do tornozelo.

Quais são os sintomas da instabilidade do tornozelo?

Os principais sintomas de instabilidade do tornozelo são:

• Sentimento de que o tornozelo está instável ou solto

• Dor e inchaço

• Articulação quente

Como a instabilidade do tornozelo é diagnosticada?

Um profissional médico ou fisioterapeuta avaliará e obterá uma história completa de seu problema. Um exame físico também será necessário para testar alguns movimentos do tornozelo e do pé. Este exame pode ser um pouco doloroso.

Caso haja alguma dúvida, seu médico pedirá alguns exames como Ultra-som e Raios-X para excluir a possibilidade de uma lesão mais grave. Uma ressonância magnética pode ser utilizada para obter uma melhor visualização dos tecidos moles dentro da área, incluindo os ligamentos e tendões.

Quando devo procurar um tratamento para minha instabilidade de tornozelo?

Se sentir dor crônica no tornozelo ou quando sua dor não melhorar com repouso, você deve consultar um médico e iniciar seu tratamento de fisioterapia.

Se você perder a força, a movimentação ou você não pode colocar o seu pé no chão, você deve procurar atenção médica imediata.

Como será o tratamento para a instabilidade no tornozelo?

A instabilidade crônica do tornozelo geralmente requer fisioterapia para fortalecer os músculos em torno do tornozelo (incluindo a perna e o pé) e aumentar a amplitude de movimento, flexibilidade e equilíbrio.

Se você sente que ainda há inflamação, repouso, gelo e elevação podem ajudar seu fisioterapeuta no trabalho de reabilitação.

Mudanças no calçado também podem ajudar a instabilidade do tornozelo. Geralmente pedimos um calçado com salto baixo.