top of page

Labirintite: causas, sintomas, tratamento e o que é - Fisioterapia VPPB Fortaleza

A labirintite é a inflamação do labirinto - parte do ouvido interno. Pode causar vertigem, perda auditiva e outros sintomas. Possíveis tratamentos incluem antibióticos, antivirais ou medicamentos esteróides e reposicionamento de cristais. Em casos raros, a labirintite não tratada pode levar a problemas de equilíbrio de longo prazo e perda auditiva permanente. Por isso, o tratamento imediato é essencial.

VISÃO GERAL

O que é labirintite?

A labirintite é uma infecção do ouvido interno caracterizada pela inflamação do labirinto. O labirinto é o sistema do ouvido interno responsável pela audição e senso de equilíbrio. Quando seu labirinto ou um dos nervos dentro do labirinto está inflamado ou irritado, a audição e o equilíbrio podem ser afetados. Isso ocorre porque seu cérebro tenta entender as informações incompatíveis entre seu labirinto ou nervo saudável e o infectado.

Neurite vestibular x labirintite: qual a diferença?

A labirintite está intimamente relacionada à neurite vestibular , outra condição do ouvido interno. A labirintite refere-se ao inchaço de ambos os ramos do nervo vestibulococlear (as porções vestibular e coclear) ou ouvido interno (labirinto), que afetam o equilíbrio e a audição. A neurite vestibular refere-se ao inchaço de um ramo do nervo vestibulococlear (a porção vestibular), que afeta o equilíbrio.

Quem afeta a labirintite?

Embora a labirintite possa afetar pessoas de todas as idades, a condição é mais comum em adultos entre 30 e 60 anos.

Qual a diferença entre vertigem e labirintite?

A labirintite é a inflamação do labirinto da orelha interna. A vertigem , um sintoma comum da labirintite, faz com que a pessoa sinta como se o ambiente estivesse girando.

A labirintite é perigosa?

A labirintite geralmente não é perigosa, a menos que não seja tratada. Sem cuidados imediatos e adequados, a labirintite pode levar à perda auditiva , aumento do risco de queda e danos permanentes ao ouvido interno.

A perda auditiva permanente é um efeito colateral comum em crianças que desenvolvem labirintite como uma complicação da meningite por infecção cerebral . Em casos como esse, a audição pode ser restaurada com um implante coclear .

SINTOMAS E CAUSAS

Quais são os sintomas da labirintite?

Pessoas com labirintite podem apresentar um início súbito de sintomas, incluindo:

Perda de equilíbrio.

Tontura .

Vertigem .

Náuseas e vômitos .

Visão embaçada.

Zumbido (zumbido nos ouvidos) .

Dificuldade de concentração.

Perda de audição.

Nistagmo (movimentos oculares involuntários).

O que causa a labirintite?

Na maioria dos casos, a labirintite é causada por um vírus, embora às vezes possa ser causada por bactérias. As causas mais comuns incluem:

Bronquite ou outras doenças respiratórias.

Infecções virais do ouvido interno.

Vírus do herpes, incluindo o vírus Epstein-Barr.

Vírus estomacais.

Infecções bacterianas.

A labirintite também pode ser causada por sarampo , caxumba , rubéola , poliomielite e hepatite. Em casos raros, a labirintite pode ser causada por traumatismo craniano ou meningite bacteriana .

O que pode desencadear a labirintite?

Ter um resfriado ou gripe pode desencadear labirintite. Você também tem um risco maior de desenvolver labirintite se:

Fumaça .

Estão sob muito estresse .

Beba muito álcool.

Estão cronicamente cansados .

Ter um histórico de alergias .

Certos medicamentos – como antidepressivos , antiinflamatórios e alguns medicamentos para diabetes – também podem desencadear labirintite em alguns indivíduos.

A labirintite é contagiosa?

Não. A labirintite em si não é contagiosa. No entanto, se você pegar um resfriado comum ou uma gripe de outra pessoa, isso pode desencadear a labirintite.

DIAGNÓSTICO E TESTES

Como a labirintite é diagnosticada?

O profissional irá realizar um exame físico e perguntar sobre seus sintomas e histórico médico. Geralmente o profissional de primeiro contato é o médico de emergência. Eles também podem solicitar testes para avaliar sua audição, equilíbrio e outras funções do sistema nervoso.

Quais exames serão feitos para diagnosticar a labirintite?

Existem várias outras condições que apresentam os mesmos sintomas da labirintite, portanto, seu médico precisará descartá-las. Eles podem fazer isso executando certos testes, incluindo:

Ressonância magnética (MRI) . Este teste usa ondas de rádio e ímãs poderosos para capturar imagens detalhadas dentro do seu corpo. Seu médico pode usar ressonância magnética para descartar AVC.

Eletrocardiograma (ECG) . Este teste registra a atividade elétrica do seu coração. O eletrocardiograma pode ser usado para descartar problemas cardiovasculares.

Bateria de Testes Vestibulares . Esta bateria de testes destina-se a avaliar a função da porção de equilíbrio do seu nervo labiríntico/vestibulococlear. Este teste usa eletrodos para verificar os movimentos dos olhos. Seu provedor pode usar ENG para avaliar o problema em seu sistema vestibular e determinar a causa de seus sintomas.

GESTÃO E TRATAMENTO

Como a labirintite é tratada?

O tratamento da labirintite depende da causa raiz da sua condição. Por exemplo, se sua labirintite for causada por um vírus, seu médico provavelmente prescreverá medicamentos antivirais . Se a bactéria for a culpada, serão administrados antibióticos . Além disso, corticosteroides podem ser recomendados para reduzir a inflamação do nervo, e medicamentos para controlar tonturas e náuseas (como difenidramina ou fexofenadina ) podem ser prescritos a curto prazo.

E se meus sintomas não desaparecerem com a medicação?

Se você ainda apresentar sintomas de labirintite após algumas semanas, exercícios de reabilitação vestibular podem ser necessários para resolver seus problemas. Este tipo de fisioterapia pode retreinar seu cérebro e ajudá-lo a se ajustar ao desequilíbrio vestibular.

Qual é a maneira mais rápida de curar a labirintite?

Os sintomas da labirintite e sua resposta ao tratamento podem variar de pessoa para pessoa. O que funciona bem para um indivíduo pode não funcionar tão bem para você. No entanto, em muitos casos, os anti- histamínicos – como dimenidrinato , difenidramina ou meclizina – podem aliviar rapidamente os sintomas desconfortáveis.

Quais remédios caseiros posso tentar?

Você também pode tentar vários remédios caseiros para reduzir o desconforto, incluindo:

Aplique uma compressa morna sobre a orelha.

Gargareje com água salgada morna para ajudar a limpar sua trompa de Eustáquio (uma pequena passagem que conecta sua garganta e ouvido médio).

Evite fumar.

Limite a ingestão de álcool.

Experimente técnicas de gerenciamento de estresse, como atenção plena ou meditação .

PREVENÇÃO

Como posso reduzir meu risco de labirintite?

Como a labirintite geralmente é um sintoma subjacente de outras condições, a melhor maneira de evitá-la é lavar as mãos regularmente e tomar as devidas precauções durante a temporada de gripes e resfriados.

PERSPECTIVA / PROGNÓSTICO

Quanto tempo dura a labirintite?

Varia para cada pessoa. Na maioria dos casos, os sintomas da labirintite diminuem em poucos dias. Pode levar até seis semanas ou mais para que seu saldo volte ao normal.

Quando posso voltar ao trabalho ou à escola?

Se você foi diagnosticado com labirintite, precisará se recuperar em casa até que os sintomas diminuam. Essa linha do tempo varia drasticamente para cada pessoa. Se estiver com vertigem ou problemas de equilíbrio, pergunte ao seu médico quando é seguro voltar ao trabalho ou à escola. Muitas pessoas se beneficiam da participação em um programa especializado de fisioterapia chamado reabilitação vestibular para reduzir os sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio.

VIVENDO COM

Quando devo consultar meu médico?

Se você desenvolver algum sintoma de labirintite, como vertigem, náusea ou problemas de equilíbrio , ligue imediatamente para o seu médico. Eles podem ajudar a determinar a causa de seus sintomas e elaborar um plano de tratamento personalizado.

A labirintite pode levar a muitos efeitos colaterais desagradáveis ​​que podem diminuir sua qualidade de vida. Se você desenvolver sintomas, não espere até que eles piorem. O tratamento oportuno pode reduzir a probabilidade de que os problemas do ouvido.

A Clínica Fisio oferece tratamento para a reabilitação vestibular em Fortaleza e região metropolitana.. Entre em contato para agendar seu primeiro atendimento