Ombro congelado (capsulite adesiva)

Capsulite adesiva ou ombro congelado é uma condição na qual o ombro não pode ser movido normalmente devido à dor e à inflamação na cápsula da articulação do ombro.

O que é o ombro congelado (capsulite adesiva)?

Capsulite adesiva, ou ombro congelado, é uma condição na qual o ombro não pode ser movido normalmente devido à dor e à inflamação na cápsula da articulação do ombro. A condição pode surgir sem nenhuma causa aparente mas verificamos que na maioria das vezes vem após um traumatismo direto ou indireto sobre o ombro.

O que causa o ombro congelado (capsulite adesiva)?

O ombro congelado é causado por inflamação, formação de cicatrizes ou espessamento que ocorre no interior da cápsula da articulação do ombro. A cápsula articular do ombro permite que os ossos do ombro movam-se

livremente dentro da articulação e se esta estrutura ficar inflamada, os movimentos do ombro podem ficar limitados ou paralisados.

Em muitos casos, não existe causa conhecida para a inflamação mas verificamos uma possbilidade de ser causado por traumatismos diretos ou indiretos na articulação do ombro. Existem algumas causas que podem levar à condição como diabetes, trauma ou lesão do ombro, cirurgia do ombro, tendinite, bursite, dor cervical com irradiação, artrite inflamatória crônica, hipertireoidismo ou qualquer tipo de cirurgia localizado no peito ou mama.

Quais são os sintomas do ombro congelado (capsulite adesiva)?

Os principais sintomas do ombro congelado são dor, rigidez e mobilidade do ombro limitada.

Na maioria dos casos, a condição começa com a dor que impede de mecher o ombro e o braço de uma forma normal.

A dor pode ter alguma causa ou não.

Como você deixa de mover o braço, o ombro se torna mais rígido e, geralmente, depois de um período, não é possível executar determinados movimentos.

A principal diferença entre o ombro congelado e outras condições que podem causar dor, rigidez e dificuldade de locomoção é que, com o ombro congelado, o fisioterapeuta ou ortopedista não pode fazer nenhum movimento conjunto, mesmo movendo sem força do paciente.

Quando devo procurar tratamento para ombro congelado (capsulite adesiva)?

Toda vez que você tiver algum tipo de dor ou rigidez em seu ombro que limita o movimento da articulação do ombro, você deve ver um profissional.

A melhor forma de impedir o ombro congelado ou limitar a gravidade da doença é evitar que o seu ombro fique parado por um período prolongado de tempo.

Em que consiste o tratamento para ombro congelado (capsulite adesiva)?