Dormências e formigamentos - O que isso significa?


Você sabe aquela sensação quando seu pé adormece? Parece formigas, alfinetes e agulhas. Quando isso acontece, a sensação geralmente dura por um curto período de tempo e desaparece rapidamente. Formigamento e a dormência é um tipo de dor no nervo que normalmente desaparece com o movimento do membro. Neste caso, a sensação é geralmente devido ao fluxo sanguíneo restrito. O formigamento pode parecer desagradável mas é apenas temporário. No entanto, nem toda sensação do dor no nervo é de curta duração; algum formigamento ou dormência é constante e pode estar ligado a um problema de saúde mais sério.

O que causa dormência ou formigamento?
  • Permanecer em uma posição por muito tempo (ex: dormir com a mão sobre a cabeça, sentado de pernas cruzadas por um longo período de tempo)

  • Uso repetitivo de uma parte específica do corpo (ex: mov. repetitivo)

  • Compressão do nervo ou vasos sanguíneos por um fator externo (ex: baco muito duro)

  • Compressão do nervo ou vasos sanguíneos por fator interno (ex: músculo tenso, inchaço, compressão da coluna)

Exemplos de condições com dormência ou formigamento como sintoma:
  • Lesão do nervo

  • Falta de suprimento sanguíneo

  • Diabetes

  • Ansiedade

  • Síndrome do túnel do carpo

  • Neuropatia periférica

  • Esclerose múltipla

  • Hérnia de disco

  • Muitas outras condições também podem causar dormência ou formigamento

Formas de ajudar a sua dormência ou formigamento:

Movimente a região

Durante o dia, tente se movimentar a cada hora - levante-se ou caminhe pelo corredor no trabalho

  • O alongamento dos músculos do pescoço pode ajudar a aliviar o formigamento nos braços e dedos

  • Um alongamento no pescoço fácil para ser realizado é movimentar gentilmente sua cabeça em direção ao seu ombro, como se sua orelha tocasse a parte superior do seu ombro; segure por 15 segundos, em seguida, mude para o outro lado

  • O alongamento dos isquiotibiais pode ajudar a aliviar o formigamento na perna e no pé, já que os isquiotibiais podem ficar tensos com o sentar prolongado

  • Deite de costas, use um cinto ou uma toalha longa em volta do seu pé e levante a perna até sentir um alongamento na parte posterior da perna.

  • Estique os músculos que giram o seu quadril, o piriforme

  • Sentado em uma cadeira, cruze um tornozelo sobre o joelho oposto, permitindo que o joelho se abra. Pressione suavemente o joelho para sentir um alongamento na região do bumbum. Uma pequena inclinação para a frente pode aumentar a sensação do alongamento.

  • O exercício aeróbico pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo em todo o corpo, o que pode ajudar a aliviar a dor do nervo

  • Exemplos de bons exercícios aeróbicos incluem caminhar ou andar de bicicleta

Se a sensação do formigamento piorar ou permanecer inalterado por vários dias, por favor, solicite uma consulta com seu médico para eliminar causas graves e depois entre em contato para agendar um de nossos serviços. Para esse sintoma, indicamos os grupos de alongamento terapêutico e a Fisio Força. Agende Online em nosso site

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