Alongue-se


alongue-se

 O simples ato de fazer um alongamento pode trazer vários benefícios para a saúde do seu corpo, incluindo a redução do risco de aumento na pressão arterial, dores na coluna, torcicolos… A Clínica Fisio trouxe até você várias dicas de  alongamentos para praticar em qualquer hora ou lugar.


Nos alongamentos você deve sentir os músculos se esticando, mas nunca dor. Alguns estudos sugerem que segurando firme o músculo por 30 segundos é a melhor maneira de melhorar a amplitude de movimento e evitar lesões.




Ombros


alongamento de braço

Os seus ombros ficam tensos ao mexer com um teclado? O resultado poderia significar ombros tensionados e um aumento de risco de lesão no manguito rotador, torcicolos e tendinites, segundo os estudos europeus.

Para relaxar o músculo, role os ombros suavemente para frente, para cima e para trás várias vezes, e depois inverta os movimentos, terminando com os ombros para baixo e relaxado.

Depois, estique o braço direito e apoie a mão esquerda no cotovelo e empurre o braço mais próximo ao corpo e segure por no mínimo 10 segundos. Repita no lado oposto.

pescoço

Pescoço

Proteja o seu pescoço!  Segundo estudos, o pescoço é o que mais sofre com a falta do alongamento.

Para esticá-lo, guarde o queixo no peito e em seguida o mova para a esquerda, utilizando a mão esquerda, puxe levemente a cabeça. Repita do outro lado.

Está no trânsito?  Não há nenhum problema. Estique um braço para baixo (quando estiver parado, é claro!) e sente-se na mão e incline a cabeça para o lado contrário. Repita no lado oposto. para baixo, repita o movimento do lado oposto, utilizando a mão direita na operação.

Tórax

torax

Um alongamento rápido poderia reduzir o risco de lesões e melhorar o movimento do ombro, segundo estudos.

Sugerimos vá para frente no seu acento, até a borda, estenda os braços para trás e empurre o tórax para cima, sempre respirando bem. Repita o movimento.