Bebê com a cabeça virada para um só lado - Fisioterapia pediátrica | Fortaleza

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Os pais podem começar a se preocupar se a cabeça do bebê começar a se inclinar para um lado ou se preferirem olhar para uma direção - e seu médico pode até nem ter percebido isso na última consulta do bebê. O torcicolo infantil (tor-ti-col-lis) é facilmente diagnosticado pelos músculos tensos de um lado do pescoço, o que deixa a cabeça do bebê inclinada ou girada para um só lado. O torcicolo em bebês é comum - alguns estudos relatam que afeta 3 em cada 100 bebês. Felizmente, na maioria dos casos, o torcicolo infantil é facilmente tratável com a Fisioterapia.

Sintomas de torcicolo infantil

Quando seu bebê tem torcicolo, ele provavelmente nasceu com ele (torcicolo congênito). Nesse caso, geralmente é devido à maneira como o bebê foi posicionado no útero. Em alguns casos, os bebês desenvolvem torcicolo após o nascimento (torcicolo adquirido,), mas a maioria dos casos pode ser acompanhada até o nascimento. A compreensão dos sintomas do torcicolo , congênito ou adquirido, ajudará você a entender como ajudar seu bebê.

Torcicolo congênito

Embora seu bebê possa ter nascido com torcicolo, você não notará nenhum sinal ou sintoma até que ele tenha entre 6 e 8 semanas de idade . Por volta dessa idade, a maioria dos bebês começa a ganhar mais controle sobre a cabeça e o pescoço. Nesse ponto, você pode começar a perceber os seguintes sintomas:

• A cabeça se inclina ou gira para um lado

• Amplitude de movimento limitada na cabeça e pescoço

• Assimetria na cabeça e no rosto do bebê (achatando em um lado da cabeça)

• Bebês amamentados podem preferir um lado sobre o outro

• Problemas musculoesqueléticos podem estar presentes (displasia do quadril)

• Um pequeno nódulo macio no pescoço do seu bebê

O sintoma mais comumente observado é a plagiocefalia, ou uma região plana que aparece atrás de uma orelha e no lado em que a criança gosta de olhar.

Torcicolo adquirido

Os sintomas do torcicolo adquirido são:

A cabeça se inclina para um lado

Amplitude de movimento limitada na cabeça e pescoço

Episódios recorrentes de inclinação da cabeça.

Durante esses episódios, seu filho também pode sentir sonolência, irritabilidade ou vômito

Causas do torcicolo

O torcicolo infantil ocorre quando os músculos que conectam o esterno e a clavícula ao crânio (músculo esternocleidomastóideo) são encurtados.

Como o músculo do pescoço do bebê é encurtado em um lado do pescoço, ele puxa a cabeça para uma inclinação ou rotação, mas geralmente são ambos. Muitas vezes, esse músculo é encurtado ou apertado por posições fetais anormais, lesões durante o nascimento, anormalidades ou problemas ósseos na parte do pescoço da coluna vertebral e, em casos raros, por doenças hereditárias que podem causar danos ao sistema nervoso ou aos músculos.

Tratamento para torcicolo infantil A melhor maneira de tratar o torcicolo é incentivar o bebê a virar a cabeça nas duas direções. Isso ajuda a soltar os músculos tensos do pescoço e apertar os soltos. Tenha certeza de que os bebês provavelmente não vão se machucar virando a cabeça por conta própria.

Exercícios para ajudar no torcicolo

Colocar o bebê de bruços por breves períodos enquanto acordado (conhecido como "barriga para baixo") é um exercício importante porque ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e dos ombros e prepara o bebê para engatinhar. Este exercício é especialmente útil para um bebê com torcicolo e cabeça achatada - e pode realmente ajudar a tratar os dois problemas ao mesmo tempo.

Veja como fazê-lo: Coloque o bebê no colo ou no peito, Posicione seu bebê de forma que sua cabeça fique afastada de você, Em seguida, converse ou cante com seu bebê e incentive-o a virar e encarar você. Pratique este exercício por 10 a 15 minutos várias vezes ao dia. OBS - Depois que o bebê abaixar a cabeça por 10 a 15 segundos, ele está cansado e precisa descansar.

É provável que os exercícios de alongamento para tratar o torcicolo funcionem bem se começarem quando o bebê tiver entre 2 e 6 meses de idade. Se você achar que o torcicolo do seu bebê não está melhorando com o alongamento, converse com seu médico ou fisioterapeuta. Para as mães que amamentam, incentive seu bebê a se alimentar do lado que ele normalmente não gosta. Todos esses movimentos podem fortalecer o pescoço do seu bebê.

Aqui estão alguns outros exercícios para tentar: Quando o bebê quiser comer, ofereça a mamadeira ou o seio de uma maneira que incentive o bebê a se afastar do lado preferido. Ao colocar o bebê para dormir, posicione-o de frente para a parede enquanto olha para a direção em que eles gostam de olhar. Como os bebês preferem olhar para o quarto, o bebê se afasta ativamente da parede, o que alonga os músculos tensos do pescoço.

Durante a brincadeira, chame a atenção do bebê com brinquedos e sons para fazê-lo girar nas duas direções

Fisioterapia para torcicolo infantil Em certos casos, é preciso consultar um Fisioterapeuta para um tratamento mais intesivo. Na verdade, sempre recomendamos a consulta inicial com fisioterapeuta para diminuir probabilidades de uma uma doença mais grave ou até mesmo para diminuir a preocupação dos pais.

Após o início do tratamento, o terapeuta pode examinar seu bebê a cada 2 a 4 dias depois semanas. Nessas visitas de acompanhamento, o fisioterapeuta mede quantos graus o bebê pode virar a cabeça e ajuda a fortalecer os músculos do pescoço para aumentar a amplitude de movimento. Eles também acompanharão quaisquer problemas de formato da cabeça e farão recomendações sobre como diminuir qualquer planicidade que possa estar presente. Algumas crianças precisam de capacete, mas a maioria não.

O fisioterapeuta Responsável pelo atendimento para torcicolo congênito em Fortaleza é o Dr. Leonardo Rebouças Bezerra. Você pode pedir um agendamento presencial através do link: Agende aqui . Se você mora em outras regiões do Brasil ou qualquer lugar do mundo, esse atendimento pode ser realizado online através do site: fisioterapeutaonline.com.br

Quando consultar seu médico Marque uma consulta com o seu médico se o tratamento do seu bebê para torcicolo não parecer estar ajudando ou se eles desenvolverem novos sintomas. Além disso, se o torcicolo do seu filho se desenvolver após uma lesão ou doença, consulte seu médico imediatamente.

IMPORTANTE

A maioria dos casos de torcicolo infantil inicia sem muitos sintomas. Somente com a preferência. Muitas vezes, a detecção é realizada pela família.

Se você suspeita que seu bebê têm, procure ajuda o mais rápido possível.

Sobre o nosso setor de Fisioterapia infantil

Nossos Fisioterapeutas tem muita experiência no tratamento de torcicolo infantil. Além de ser pioneiros, aacompanhamos diariamente mais de 30 pacientes com esse tipo de caso.

A quantidade de atendimentos vária mais sempre é mais próximo no início e depois a família recebe instruções para casa.

Clínica Fisio - Fisioterapia como você nunca viu

24.608 visualizações0 comentário