Movimente sua Coluna!

Imagine acordar um dia com um ombro congelado onde você não pode mover

Muitos pacientes com relato de dor lombar extrema dizem que a dor veio de repente quando eles fizeram algo tão simples como se abaixar para acariciar seu cachorro, colocar as meias ou pegar o jornal. Quase todos concordam que o corpo de uma pessoa deve ser capaz de lidar com esses movimentos simples.

Então o que está acontecendo?

Em cada um desses casos as articulações do corpo do paciente eram “todas presas” – elas foram se movendo de “mal jeito”, de  maneira “bloqueada”. Quando as articulações em alguma área do corpo não se movem do jeito que deveriam, outras áreas do corpo são forçadas a compensar, isto é, uma hipomobilidade gera uma hipermobilidade compensatória. Isso cria um estresse significativo nas áreas de hipermobilidade e logo leva à dor e inflamação. Ao mesmo tempo, as áreas que não têm movimento normal irão lentamente piorar com cada vez mais imobilidade dos ligamentos e tendões. Isso deixa o corpo em uma condição muito instável e  se não for controlada, o processo continuará até que o corpo dificilmente possa se movimentar. É assim que um simples movimento pode gerar crises de dor durante meses.

A maioria de nós já viu pessoas que perderam a sua mobilidade normal. Isso é percebido principalmente com pessoas que são “duras” ao dançar ou a fazer alguma atividade. Isto é especialmente prevalente entre os idosos. Ao contrário da crença popular, este não é um efeito inevitável do envelhecimento, mas sim, é o efeito inevitável de não manter a flexibilidade do corpo através de exercícios de alongamentos, anaeróbicos e aeróbicos. Existem pessoas que, em seus 60, 70 e 80 anos, são mais fortes e mais flexíveis do que a média das pessoas com 30 anos, simplesmente porque eles mantêm uma atividade física regular.

Manter a mobilidade é fundamental para viver livre de dor e incapacidade. Manter uma boa mobilidade não é difícil, mas isso não acontece por conta própria. Assim como no desenvolvimento de uma boa postura, é necessário que você faça exercícios e alongamentos específicos para manter seus músculos, ligamentos e tendões flexíveis e saudáveis.

Além disso, é necessário que todas as articulações do corpo sejam mantidas em movimento corretamente. Embora isso possa ser alcançado em grande parte por alongamentos comuns, a maioria das pessoas tem uma facilidade maior em alongar e realizar exercícios e alongamentos específicos com Pilates, R.P.G ou Osteopatia.

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